Vinicius Machado*
Especial P1 News
Da redação
Tibagi– A cidade de Tibagi realiza nesta quinta-feira (27) festejos alusivos ao dia da padroeira Nossa Senhora dos Remédios. Pertencente a Diocese de Ponta Grossa, a data é celebrada ano após ano, com as festividades reunindo milhares de devotos de Tibagi e de fora, que irão à paróquia agradecer milagres atribuídos à santa.
Em conversa ao Página Um News , o pároco Luiz Mirkoski detalhou como será os dias das festividades da padroeira. “A programação para este ano, pós-pandemia é de muitas atividades religiosas e cívicas. Teremos quatro missas durante o dia, sendo a primeira às 6 horas, depois 8h30, meio-dia e às 15 horas, essa última presidida pelo bispo diocesano Dom Sérgio Braschi.
Como a festa tem cunho cívico, contará com a presença do prefeito de Tibagi, Arthur Nolte Butina e demais autoridades do município”, explica o religioso.
As novenas em devoção à santa já estão acontecendo desde a segunda-feira (17). No dia 27, para concluir as festividades, acontece às 19 horas o Festival de Música e Arte da Padroeira, com a palavra do prefeito, do padre, e apresentação da Banda Municipal da cidade.
A conclusão do evento se dará após essas apresentações e corte do bolo da padroeira que será distribuído para todos gratuitamente.
Sobre o festival, padre Luiz lembrou que “são apresentações de talentos da nossa terra, apresentando músicas cristãs católicas, também músicas sertaneja ou gaúcha raiz, e ainda a arte em teatro e poemas”, detalhou o pároco.
Novidades
O padre explicou que as novidades da edição 2022 é que “depois de dois anos parados, devido a pandemia, voltamos fortemente para a parte espiritual. Assim, durante o dia 27, dia da padroeira, teremos adoração ao Santíssimo com orações e bençãos particulares para as pessoas que procurarem. Ainda confissões durante o dia com vários padres atendendo toda população”, lembra.
Também haverá vendas de pastéis, bolos e artesanatos do município pela Associação de Artesãos de Tibagi.
Paróquia
Criada 26 anos antes da emancipação do município, a igreja de Nossa Senhora dos Remédios, em Tibagi, é a terceira paróquia fundada na região do Paraná. Em 1846 ainda pertencia a diocese de São Paulo. Na região, a primeira é Nossa Senhora Sant’Ana de Castro, depois a Sant’Ana (Catedral de Ponta Grossa) e a terceira é a Nossa Senhora dos Remédios, de 16 de maio de 1.846.
*Com supervisão do jornalista Sandro Adriano Carrilho