Enem 2021 começa neste domingo

Enem 2021 começa neste domingo

Da Assessoria

A edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre nos dois próximos domingos (21 e 28). No primeiro dia, os candidatos respondem a 90 questões objetivas – 45 delas dos componentes Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 em Ciências Humanas e suas Tecnologias -, além da redação dissertativa-argumentativa. Os participantes devem chegar ao local da prova com antecedência, já que os portões abrem às 12 horas e fecham às 13 horas. A prova ocorre entre 13h30 e 19h (horário de Brasília).

No segundo dia, serão mais 90 questões, divididas entre Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A entrada ocorre no mesmo horário. A duração da prova, porém, é de 5 horas, entre 13h30 e 18h30 (horário de Brasília).

Os estudantes devem consultar o local de prova, através de um cartão de confirmação, na Página do Participante do site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O cartão também apresenta outras informações, como o número, prédio e sala onde será realizado o exame. Para ter acesso à página, via computador, celular ou aplicativo do Enem, é necessário login e senha.

Conforme informações do portal oficial, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep. Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode realizar o Enem para obter acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

Em 2009, o exame passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. As notas do Exame podem ser usadas para acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ao ProUni (Programa Universidade para Todos). Os resultados também são aceitos em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Os participantes do Enem podem ainda pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!