Da Assessoria*
Tibagi – Evento festivo foi realizado no sábado (19) nas dependências do acampamento do Movimento Sem Terra (MST) Pepe Mujica, em Tibagi. Depois de quase 60 dias de organização, a comunidade celebrou a inauguração da placa do acampamento, localizada no assentamento Boa Vista. O evento foi marcado por confraternização, fé na luta e alimento partilhado entre os militantes do movimento.
O ato e o almoço comunitário reuniram apoio de dirigentes estaduais do MST, aliados e de famílias dos assentamentos da região, dos municípios de Ortigueira, Reserva, Tibagi e Castro. Ariulino Morais, conhecido como Seu Chocolate, participou da atividade e trouxe uma mensagem a partir da sua experiência em construir a luta pela Reforma Agrária desde os primeiros anos do MST. “Eu acho que o acampamento é uma faculdade. Uma pessoa se capacita a até dirigir o acampamento, a fazer uma assembleia. […] Aprende muito. A partilhar o que tem, a partilhar o conhecimento, não tem outra saída. É um processo que muda muito uma pessoa […]. Não aprendemos só a terra, aprendemos o processo político de desenvolvimento da sociedade”, disse.
O acampamento Pepe Mujica nasce no contexto de fortalecimento da luta pela efetivação da Reforma Agrária Popular, para assentar famílias acampadas e concretizar políticas públicas que fortalecem a produção de alimentos saudáveis, que vão para a mesa das casas brasileiras, proteção da natureza e de famílias camponesas. Ele homenageia José “Pepe” Mujica, militante e agricultor uruguaio, faleceu em maio deste ano, deixando um legado de luta contra a opressão, de humildade, ética e compromisso com a justiça social por todo o mundo.
*Com Redação