Em setembro Castro se destacou entre municípios da região, na aplicação de vacinas contra Covid

Em setembro Castro se destacou entre municípios da região, na aplicação de vacinas contra Covid

*Luana Dias

Ao longo do mês de setembro Castro aplicou 90,01% das doses de vacina contra Covid-19, enviadas ao município. Em comparação com outras cidades que ficam na região de abrangência do Página Um News, o município foi o que mais vacinou a população, relacionando número de doses recebidas, com a quantidade de doses aplicadas.

Piraí do Sul vem na sequência, com 86,90% das doses aplicadas, e Jaguariaíva logo em seguida, com 84,97% de aplicação da vacina. Tibagi aplicou durante o mês 82,13% das vacinas enviadas ao município; Telêmaco Borba, por sua vez, teve 83,89% de doses aplicadas; Carambeí aplicou 75,54% das doses recebidas; Ponta Grossa 76,12%; Palmeira aplicou 79,98% das doses, e Arapoti, 78,70%. A capital, Curitiba, aplicou ao longo de setembro 84,57% das vacinas recebidas.

Os dados estão no painel de vacinação do Ministério da Saúde, que é alimentado pelas próprias administrações municipais, e foram levantados pela Coordenadoria de Sistemas e Informações da Fiscalização (COSIF) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O levantamento e o cruzamento de dados foram concluídos na penúltima semana do mês.

O TCE-PR realiza trabalho mensal de fiscalização sobre o processo de vacinação no estado, e reafirma constantemente a necessidade de registro diário e de forma individualizada, no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), dos dados referentes à aplicação das vacinas.

Essa obrigatoriedade de alimentação diária do SI-PNI está prevista no artigo 15 da Lei nº 14.124/21. Já prevendo eventuais dificuldades de acesso ao sistema pela internet, o Ministério da Saúde recomenda que, quando isso ocorrer, os dados sejam lançados no prazo máximo de 48 horas após a aplicação, para garantir a rastreabilidade dos imunizantes.

*Com informações do TCE-PR

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!