Eleição para nova diretoria do Conseg será nesta sexta-feira

Eleição para nova diretoria do Conseg será nesta sexta-feira

Emerson Teixeira
Especial Página Um News

Carambeí – Serão escolhidos nesta sexta-feira (27) os novos conselheiros que ficarão responsáveis pela direção do Conselho Municipal de Segurança Pública – Conseg Carambeí, com mandato para o biênio 2022-2024. A eleição ocorrerá no Paço Municipal das 8 às 12 horas.

O processo eleitoral será conduzido pelos membros natos do Conseg, representados pela polícia Civil, Delegado Lucas Mariano Mendes e Polícia Militar, Sargento Marçal. Os interessados em concorrer devem residir, trabalhar, estudar ou representar organização que atue no município, ser voluntário, ter 18 anos completos e conduta ilibada e idoneidade moral, a ser conferida pela Coordenação Estadual dos Consegs.

Já para participar do processo de votação, poderão votar e ser votados os membros das chapas participantes e a comunidade em geral, desde que esteja em pleno gozo de seus direitos políticos e civis na Comarca de Castro, e que comprove residir, trabalhar, estudar ou representar organização que atue em Carambeí.

Até o momento foram registradas duas chapas para a disputa do pleito. A chapa 1, denominada de “Elo de Ligação”, tem como candidato a presidente Valério Sebastião; vice, André Petter; 1º secretário, Bruno Guimarães; 2º secretário, Thiago Vinicius e 1º tesoureiro, Allan Felipe. Já a Chapa 2, com o título de Segurança Máxima, tem como presidente Máximo Roberto Sperandio Nascimento; Vice, Marcos Leonel B. De Oliveira; 1º secretário, Marcelo José Martins e 1º tesoureiro, Dennis Cardoso dos Santos.

Polícia comunitária

O Sargento Marçal que reassumiu recentemente o comanda da PM no município destaca sua expectativa em torno da reativação do Conseg.

“Como gestor de segurança pública aqui no município de Carambeí pela PM, espero realmente um conselho atuante, que seja realmente o elo de ligação entre a comunidade e as instituições de segurança pública aqui no município, que o Conseg seja um fórum de discussão sobre segurança pública e que consiga trazer a comunidade para participar dessa discussão por melhorias e que principalmente o conselho consiga fazer através de projetos, de planos, que possa mostrar para cada cidadão da comunidade que ele também a sua parcela de responsabilidade com a segurança pública, que ele também pode ser pró ativo com relação a prevenção de crimes, que ele também é responsável pelo patrimônio do vizinho, que ele também é responsável pela segurança do próximo, essa é a minha visão de conselho, e também por eu ser adepto da filosofia de polícia comunitária”, declarou.

“Segurança pública não se faz só com policiamento, dentro da filosofia de polícia comunitária, hoje em dia uma segurança mais eficiente do ponto de vista de gestão de recursos de segurança pública, e o nosso recurso é o nosso homem, o nosso policial, dentro de uma segurança pública mais eficaz, focando na prevenção é fundamental a participação da comunidade, a polícia não consegue dá conta sozinha, ainda mais com o déficit de recursos humanos que nós temos, é impossível para a polícia prevenir com tanta eficiência e com tanta eficácia o crime numa cidade como Carambeí, 23 mil habitantes para dois policiais militares”

Locais

Interessados em concorrer podem protocolar a documentação das chapas na Delegacia da Polícia Civil, na Avenida dos Pioneiros, 2968; no Destacamento da Polícia Militar, na Rua dos Brilhantes, 138 ou no Paço Municipal, até o início das eleições, com a comissão eleitoral.

Dúvidas

Já o edital com todas as informações da eleição estão expostos em murais da Delegacia, Destacamento da PM, no Supermercado Rickli do Jardim Eldorado, Banco do Brasil e no Bombeiro Comunitário.

Conseg

O Conselho Municipal de Segurança Pública é um órgão composto por um grupo de pessoas do município que visa discutir e planejar medidas para melhorar os problemas da localidade relacionados com segurança pública. O Conseg permite que sejam feitas críticas e sugestões ao trabalho da polícia civil, militar, ou outros órgãos incumbidos de manter a segurança pública. Também por intermédio do Conseg, realizam-se campanhas e eventos educativos para tornar a localidade mais segura e por consequência melhorar a qualidade de vida da população.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!