Educação inicia projeto piloto para acolhimento de alunos autistas

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Emerson Teixeira

Carambeí – O ano letivo iniciou no município com uma importante novidade, o projeto piloto para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), do ensino infantil e fundamental. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura organizou o Centro Municipal de Educação Infantil Santa Rita, no Jardim Eldorado, e a Escola Municipal José Pedro Novaes Rosas, no Centro, para receber os alunos do projeto.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Kátia Harms, conta que idealizou o projeto que está sendo desenvolvido pelo corpo técnico da pasta e que a principal bandeira é trabalhar o tema, inclusão nas escolas, como um todo e proporcionar aprendizado de qualidade para os alunos autistas que passam a contar com professoras especialistas. “É a primeira vez que esse tipo de projeto é desenvolvido nas escolas municipais, eu sou professora de carreira do município, sempre vivi o dia a dia das escolas e observava a necessidade em dar mais atenção para esses alunos”, conta.

A escola e o CMEI foram preparados para receber os alunos e em cada sala de aula que tem um aluno com autismo tem um professor especialista para acompanhar o desenvolvimento do aluno e proporcionar todo o suporte necessário. “O aluno autista precisa ter uma referência, ele seguirá com o mesmo professor ao longo da caminhada dele conosco na rede municipal. Se ele está no primeiro ano, o mesmo professor vai atender o aluno até o quinto ano”, explica Kátia.

Kátia ressalta que é o início de uma caminhada, na Escola José Pedro Novaes Rosas são 12 alunos, no Cmei Santa Rita são seis alunos. “Nós estamos ouvindo os pais, cada aluno tem sua particularidade, um é sensível a barulho, outro a alimentos, estamos fazendo os ajustes necessários. Os alunos dispõem de transporte escolar de suas casas até a escola. Por exemplo, um aluno que reside no Bairro Boqueirão é o primeiro a ser entregue para que ele não fique transitando com o ônibus pela cidade, por conta dos barulhos que o incomodam”, explica.

A professora Sandra Mara Sviercoski e mãe de um menino autista destaca a importância do projeto. “Principalmente pela inclusão dos alunos e por trabalhar o tema com a comunidade escolar, muitas vezes existe o preconceito pela falta de conhecimento e informação. No formato que está sendo trabalhado, os alunos estão sendo assistidos por profissionais capacitados que proporcionarão dentro das condições de cada aluno a inclusão e o desenvolvimento do aprendizado”, declara.

Tatiana Oliveira, mãe de um aluno que foi transferido para a Escola José Pedro Novaes Rosas, conta que já notou a diferença e a melhora com o início do projeto. “Melhorou 100 por cento. Primeiro que converso diretamente com a professora dele sobre qualquer problema. Como hoje, por exemplo, mudou a rotina dele com relação às aulas e é problema quando muda a rotina, ele demora a se organizar”, conta. Ela cita, ainda, que no formato atual a professora consegue controlar os alunos, “eles não ficam fazendo bagunça e gritando, o que era um dos problemas para meu filho, pois não conseguia estudar com muito barulho”, descreve.

Palestra

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura vai realizar no dia 2 de abril uma caminhada alusiva ao Autismo. Também está sendo organizada para abril uma palestra para professores, pais, autoridades e comunidade em geral sobre autismo. “Será um momento importante e especial, porque a palestra será proferida por um menino autista, o Marcos Petri. Será o autismo falado por um autista”, conclui.

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