Descarte irregular de lixo em frente à antiga cooperativa gera acúmulo de resíduos e animais peçonhentos em Carambeí

Moradores continuam depositando resíduos em frente à antiga cooperativa.

0 109

Emerson Teixeira

Carambeí – A Cooperativa Ambiental de Carambeí (Coopam) deixou de realizar a coleta de materiais recicláveis no município desde o dia 18 de junho, mas o antigo local de funcionamento da entidade virou um novo problema para a cidade. Mesmo com o contrato suspenso, moradores continuam descartando resíduos no portão da cooperativa, no bairro Boqueirão, o que tem gerado acúmulo de lixo e a proliferação de animais peçonhentos, como aranhas, cobras e ratos.

A interrupção do serviço ocorreu devido a uma grave crise financeira enfrentada pela Coopam, que acumula dívidas estimadas em R$ 350 mil com bancos, fornecedores e débitos fiscais. A situação impede legalmente que a Prefeitura repasse recursos públicos para a manutenção das atividades.

Para evitar a paralisação completa da coleta seletiva, a Prefeitura de Carambeí, com o aval do Ministério Público, iniciou um processo de contratação emergencial. Enquanto a nova empresa não assume, a coleta de recicláveis está sendo realizada provisoriamente pela Inova Ambiental, mesma empresa responsável pelo recolhimento do lixo comum. Devido ao alto volume de resíduos acumulados durante o fim de semana, a Inova realiza a coleta de recicláveis a partir de toda quarta-feira, sendo a segunda-feira reservada exclusivamente para o lixo orgânico.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Valenga, alerta para os riscos do descarte irregular e pede a colaboração da comunidade. “Lembramos que desde o dia 18 de junho, a cooperativa Coopam não presta mais serviços para a prefeitura, mas infelizmente algumas pessoas estão jogando lixo em frente à cooperativa, como lata de tintas, pneu, sofá”, explica.

Valenga destaca a gravidade da situação, apontando que, “com o acúmulo de lixo, encontra-se animais como aranhas, cobras e ratos. E ao lado, existe uma escola. Então, peço a colaboração de toda a população que denuncie, fiscalize, que não deixe jogar lixo em frente à cooperativa”. O secretário finaliza garantindo que “todo o processo da licitação já está em andamento para a nova cooperativa ou a nova empresa assumir esses trabalhos”.

Outros problemas

Além do descarte irregular em frente à Coopam, a Secretaria de Meio Ambiente enfrenta outros desafios. Recentemente, foi necessária uma limpeza no entorno de contêineres na localidade de São João, onde moradores depositavam lixo fora dos recipientes, mesmo com a coleta regular pela empresa Inova. O descarte clandestino de resíduos em áreas de mata e terrenos baldios também continua sendo um problema recorrente no município.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.