Da Assessoria
Vaticano – A passagem para Roma já estava comprada para o sábado (26), aos religiosos da Copiosa Redenção que moram na região da Sicília, na Itália. Eles iriam participar da canonização do beato Carlo Acutis, que estava marcada para o domingo (27), e também passar pela Porta Santa. Porém, com o falecimento do papa Francisco, o objetivo da viagem mudou. “Não deixa de ser uma graça muito grande. Porque se não fosse a canonização do Carlo Acutis, a gente não iria para Roma. Não teríamos a possibilidade de comprar os bilhetes para toda comunidade para o funeral do Papa, se não fosse já organizado antes”, conta o diácono João Paulo Hirai.
O grupo composto por dois sacerdotes, dois diáconos e cinco irmãos, chega à Roma no sábado pela manhã e segue direto para a Praça de São Pedro, onde irá ocorrer a Missa das Exéquias do Papa Francisco. “É muito significativo porque a Copiosa vai estar vivendo esse momento em unidade com a Igreja”, destaca o diácono. Ele também acredita na providência de Deus que de alguma forma conduziu que o grupo estivesse presente nesse momento, representando toda a Congregação.
O funeral
A missa das exéquias do papa Francisco será celebrada às 10 horas (horário de Roma). A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Esse momento marca o primeiro dia o Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido.
Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.
Os religiosos estarão compartilhando esse momento ao vivo pelas redes sociais da Copiosa Redenção.
imagem: Vatican News