Da Assessoria
No primeiro dia de programação oficial da Expo Dubai, a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) já garantiu para a região prioridade na capacitação que a Organização das Nações Unidas (ONU) deve iniciar no Paraná. A comitiva que participa do evento – que conta com os prefeitos de Castro Moacyr Fadel, de Carambeí Elisângela Pedroso, de Piraí do Sul Henrique Carneiro, de Imbaú Dayane Sovinski, e de Ponta Grossa Elizabeth Schmidt -, apresentou material institucional diretamente para o secretário adjunto da ONU, Nikhil Seth em reunião na manhã de domingo (10).
Com apresentação da região e os trabalhos realizados pela AMCG em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), os 19 municípios da região serão os primeiros a contar com o programa de capacitação firmado por meio de parceria entre Governo do Estado e o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR).
A vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes), Keli Guimarães, destacou a importância da participação direta dos municípios no programa. “A missão será levar estas capacitações para que as Prefeituras incorporem os Objetivos Sustentáveis”, esclarece.
Para o tesoureiro da AMCG, prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, a região necessita de um olhar mais apurado quanto às questões sociais. “Nossa capacidade é grande e nosso PIB está crescendo. Mas ainda contamos com muitas disparidades”, avalia. Prefeita de Carambeí e vice-presidente da AMCG, Elisângela Pedroso destacou ainda a sensibilidade do olhar feminino quanto às questões da Agenda 2030. “Os municípios, bem como os gestores, devem ter conhecimento dos ODS. Temos que saber trabalhar com este foco e colocar projetos no orçamento”, destaca.
O Estado do Paraná realiza em Dubai a entrega de um relatório com as ações desenvolvidas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). “O Paraná está melhor que muitos países”, afirmou Seth ao governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior durante encontro.