Da Redação
Carambeí – Depois de percorrer o Parque Estadual de Vila Velha e o Buraco do Padre, em Ponta Grossa, o foco da visita do ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), foi o Parque Histórico de Carambeí.
Agenda organizada pelo deputado federal Aliel Machado previa a chegada do ministro às 16 horas em Carambeí, o que acabou atrasando, mas nada que tirasse o brilho do encontro. Celso Sabino e comitiva foram recebidos pela presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PL); como também pelo presidente do Parque Histórico, Dick de Geus, vereadores e secretários municipais.
Acompanhado dos deputados federais Aliel Machado e Nelson Padovani; da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; do vice-prefeito de Piraí do Sul, Wagner Zadra; do presidente da Câmara de Ponta Grossa, Filipe Chociai; além dos vereadores de Carambeí, Joel Sacolinha, Ilson Caninana e Antônio Xóxa, o ministro percorreu o interior do parque e no trajeto revelou à reportagem do Página Um News que estava impressionado com o atrativo, prometendo voltar em um futuro próximo com a sua família, para passear.
Com agenda apertada, pois retornaria para Ponta Grossa para encerrar o seu compromisso nos Campos Gerais, na ACIPG, o ministro falou para pouco mais de cem pessoas que o aguardavam no interior da Koffiehuis e Restaurante, ainda no Parque Histórico.
Antes, porém, coube a anfitriã, prefeita Elisangela Pedroso, destacar a presença das autoridades, dos empresários do turismo, de Aliel Machado que “com muita articulação política, em menos de três meses, é o terceiro ministro que traz para a região; ao deputado Padovani, a prefeita Elizabeth, ao vice-prefeito Wagner Zadra, de Piraí do Sul, e em nome do vereador Caninana, saldar todos os vereadores aqui presentes”. Elisangela aproveitou para enaltecer que “Carambeí tem um potencial imenso e estamos trabalhando isso para dar suporte, para trazer o turista para a nossa cidade, por isso estamos arborizando, florindo a cidade, e nada melhor do que concretizar tudo isso com a vinda do ministro ao Parque Histórico, um dos maiores museus a céu aberto da América Latina, como também potencializando o turismo das tortas, lavandário, turismo rural”.
Na sequência, após o ministro receber presentes de empresas carambeienses, a exemplo do Lavandário Het Dorp, Dutch Lady, Tortas Fredericas, e Tortas Wolf, o presidente do Parque Histórico, Dick de Geus, fez o uso da palavra, dizendo estar sendo um grande prazer receber o ministro e que o aguarda no prazo de um ano para visita com a família.
Ao fazer o uso da palavra, o deputado Padovani elogiou o ministro Celso Sabino “que está sendo um dos melhores deste governo. Queria ministro que tu fosse o ministro da Agricultura, para ajudar a gente nesta questão do leite, da tragédia que nossa agricultura da região, Castro, Carambeí e Ponta Grossa, estão passando. Nossos produtores de leite estão desesperados com a importação do leite da Argentina e do Uruguai”. E mais, “para o Brasil dar certo nós precisamos de poucas coisas, o direito à propriedade, segurança jurídica, liberdade religiosa e liberdade de expressão. Faço votos que você Celso Sabino, de meu partido, fique o mandato inteiro como Ministro do Turismo, que iremos colher com você bons frutos. Sei, que agora, Carambeí estará representada em Brasília com a visita do ministro”.
Na sua explanação, deputado federal Aliel Machado disse ser “uma alegria poder acreditar na política quando podemos criar uma agenda positiva como essa, com perspectiva de futuro, esperança, ao lado de pessoas as quais se estima muito”. Agradeceu ao Padovani por todas os itens que colocou, “só acrescento a luta contra a desigualdade, que é dar oportunidade para as pessoas melhorarem suas vidas. Sou deputado do Celso há cinco anos, virou o meu amigo pessoal, que tenho muita estima porque é alguém que conhece de política. Ele doa a sua vida para fazer a política do bem. Turismo é motriz para gerar emprego e o que foi construído aqui [Parque Histórico] é o esforço de pessoas que vocês representam e quero agradecer o ministro por aceitar o convite. Uma grande honra recebê-lo em Ponta Grossa que completa 200 Anos nesta semana e Carambeí, que t em uma prefeita que representa também os Campos Gerais”. Aliel, destacou a presença do pessoal da Secretaria de Estado do Turismo, e também agradeceu a presença do reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto; do professor Ivo. Continuando a sua fala, o deputado federal pontuou que “hoje [segunda-feira (11)] teremos o evento para estimular o investimento, para dar crédito. Nós colocamos no PAC o novo governo, e não é no discurso, é na ação prática. Os investimentos contemplam o turismo na área de infraestrutura, traz liberação de crédito e dá autonomia. E não é pouca coisa a visita dele [ministro] em Carambeí, ele tem uma agenda internacional apertada e já recuperou a credibilidade de nosso país em várias áreas e teremos excelentes notícias para frente”.
O discurso mais aguardado coube ao Ministro Celso Sabino que disse estar muito feliz em estar em Carambeí, atendendo ao convite do deputado Aliel e de Nelson Padovani. Agradeceu a prefeita Elisangela, de Carambeí; Elizabeth Schmidt, de Ponta Grossa, aos vereadores “e a esses bravos, corajosos, resilientes, empresários e empreendedores do setor do turismo, que enfrentam muitas dificuldades, principalmente nesse recrudescimento com o fim da pandemia, onde o turismo foi a atividade mais penalizada. O governo federal entendeu que é através dessa atividade [Turismo] que nós vamos conseguir alavancar o nosso país. Hoje, apesar de todas as dificuldades, o Brasil, o turismo, é responsável por 7,8% de toda a riqueza que se produz (…). Determinação do presidente da República é fazer com que o país seja visitado por turistas estrangeiros, mais do que isso, que o brasileiro possa conhecer o Brasil. Muitos brasileiros não conhecem o destino político de seu estado, tem paranaense que não conhece o Buraco do Padre, esse parque histórico, então o desafio para o brasileiro é viajar mais e a economia gire.
O governo brasileiro está trabalhando em várias frentes para que tenhamos infraestrutura apropriada, segurança adequada, qualificação técnica eficiente e que as pessoas se sintam mais confortáveis em investir. Incluímos no PAC a ampliação do aeroporto de Ponta Grossa, a recuperação de novas rodovias federais no Paraná que vão influenciar diretamente o setor do turismo”. Diretamente com o Ministério do Turismo, Celso Sabino disse que “eu quero colocar o ministério a disposição do trade turístico local, das prefeituras, agradecer a Camila que é a nossa secretária de Turismo em exercício do estado do Paraná; coloco a disposição o nosso time técnico para qualificação profissional, para qualificar nas profissões que vocês estão precisando. Como também coloco a disposição o Fungetur, que é um fundo do Ministério do Turismo, para trazer recursos para a iniciativa privada do turismo. Para quem quer ampliar, por exemplo, o seu bar, restaurante, queijaria, hotel, nós temos recursos disponíveis de até R$ 15 milhões com juros no máximo de 8% ao ano e carência de até 5 anos para o empreendedor começar a pagar o empréstimo. Além disso, o Ministério do Turismo está trabalhando junto às companhias aéreas para trazer novas rotas de destinos turísticos para Ponta Grossa, inclusive o governo está fazendo um esforço para trazer uma linha da Argentina para Ponta Grossa. Quem compra mais passagens para o Brasil são os argentinos, depois vem os Estados Unidos”.
O ministro fez o convite a todos que tem interesse para que juntos, prefeitura, governo do estado e governo federal, trabalhem na promoção desse destino turístico. Celso Sabino também fez o convite para que Dick de Geus possa levar esse atrativo turístico que é o Parque Histórico, para o Salão Nacional do Turismo, em Brasília, que vai acontecer de 15 a 17 de dezembro. Nesta data, também acontecerá, pela primeira vez, uma reunião mundial da Organização Mundial de Turismo. “Vamos trabalhar que nesse dia seja sancionada a Lei Geral do Turismo”, continuou o ministro.
“O Brasil está fadado a dar certo e o turismo será o motor da economia, tenham a convicção disso”. Ao final, Celso Sabino agradeceu a forma hospitaleira como foi recebido.
Todos os convidados saborearam as tortas da Koffiehuis e Restaurante, e no encerramento ocorreu o lançamento do Guia de Turismo Campos Gerais, com autoridades e empresários.