Da Redação
Piraí do Sul – Grupo formado por nove cavaleiros de diferentes idades está percorrendo cerca de 1,3 mil quilômetros a cavalo, em romaria com destino ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A previsão é que eles cheguem montados nos arredores do santuário no dia 12 de junho, às 10 horas, em ato de fé e devoção.
A jornada que começou no dia 11 de maio, no município de Vitor Meireles, em Santa Catarina, já atravessou diferentes paisagens e estradas, com o suporte de três caminhões, que garantem a logística necessária para o descanso dos animais e dos cavaleiros durante os 32 dias de viagem. Grande parte do percurso é feito em estradas de chão.
Nesta quarta-feira (21), o grupo chegou a Piraí do Sul, após percorrer cerca de 31 quilômetros em um único dia. Segundo Marlene Kaiut, moradora de Carambeí e que acompanha os romeiros em Piraí, os cavalos pararam para descanso no município, assim como os cavaleiros pernoitaram antes de seguirem viagem.
Durante o percurso de quarta-feira, os romeiros fizeram uma parada especial para o almoço na Capela São Sebastião, localizada às margens da Estrada do Cerne, via que liga Castro a Piraí do Sul.
A romaria chama atenção não só pela distância e pelo esforço físico, mas pela fé que move os cavaleiros ao longo de mais de um mês de estrada. Cada parada, cada oração e cada quilômetro percorrido reforça o propósito maior: chegar aos pés de Nossa Senhora Aparecida em espírito de devoção e agradecimento.
Campos Gerais
O trajeto que passa pelos Campos Gerais é ainda mais especial, já que a região foi a rota dos tropeiros em séculos passados. Eles sairam de Viamão (RS) com destino a Sorocaba (SP) transportando alimentos e mantimentos, sendo essenciais para o desenvolvimento do Brasil Colônia à época.