Castro se destaca no Programa Agrinho

0 535

Da Assessoria*

Castro foi destaque na cerimônia de premiação do Programa Agrinho, que aconteceu na Expotrade de Pinhais, na última segunda-feira (4). Durante o evento, as escolas de Castro ganharam destaque com duas classificações na categoria redação e uma premiação entre as melhores experiência pedagógicas do estado. O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP – Senar e envolve alunos das redes municipal e estadual do Paraná.  
O aluno João Pedro Miranda Araújo da Escola José Nery C. de Napoly foi o primeiro colocado na etapa estadual de redação para o 3º ano. Ele contou com a orientação da professora Ronilda de Mello. A aluna Diana da Silva Stresser da Escola Professora Marilda Fadel, com a orientação da professora Driele de Jesus Barbosa, foi classificada na etapa regional também na categoria redação pelo 4º ano. Já a professora Francisca Barth Quast da Escola do Campo de Terra Nova ficou entre as 30 melhores experiências pedagógicas do estado. 
Com o tema ‘Ler, Pesquisar e Buscar Oportunidades para Transformar o Mundo ao Meu Redor’, a professora Francisca ficou entre as melhores experiências do Estado. “Nós desenvolvemos um projeto na educação infantil com turmas de várias séries e vejo que isso partiu da curiosidade dos alunos. Eles sempre faziam muitas perguntas, estavam muito curiosos e eu fui percebendo isso. Pensei porque não aliar a curiosidade deles pela pesquisa, com a leitura e a busca por essas informações”, explica a professora. Ao final, o trabalho foi dividido em temas trabalhando assuntos como identidade, jardins, flores, água e outros. 
O tema escolhido para pautar os trabalhos neste ano foi “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”. No total, foram 15 categorias, abrangendo alunos de diversas faixas etárias das redes pública, privada e das Apaes. Além das categorias tradicionais, o evento contou com categorias exclusivas para a rede estadual, premiando trabalhos vencedores das modalidades Redação Paraná, Robótica, Programação, Colégios Agrícolas e AgroRobótica. 
No total, 2.578 projetos foram premiados. Destes, mais da metade foi realizado por alunos da rede que, neste ano, registraram participação recorde no concurso, com mais de 500 mil inscritos, provenientes das 2.091 escolas estaduais. 

O Programa 
Maior programa de responsabilidade social do Sistema Faep, o Agrinho resulta da parceria entre a entidade e o Governo do Paraná, através das secretarias da Educação; da Agricultura e do Abastecimento; da Justiça e Cidadania; de Desenvolvimento Social e Família; e do Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa conta com a colaboração de prefeituras e várias empresas e instituições públicas e privadas. Criado em 1995, foi implementado em 1996, levando às escolas da rede pública uma proposta pedagógica baseada em uma visão interdisciplinar e transdisciplinar, e na pedagogia da pesquisa. *Com Redação

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm news e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!