Castro recebe abertura do 5º Salão de Turismo dos Campos Gerais no Moinho de Castrolanda
*Evento inédito reuniu autoridades, empresários e jornalistas de dez estados; programação segue em Ponta Grossa até sábado (30)
Ney Hermann
Castro – O 5º Salão de Turismo dos Campos Gerais teve a sua abertura oficial no Moinho de Castrolanda, em Castro, na quinta-feira (28), às 20 horas. O evento, realizado pela Adetur Campos Gerais, com o apoio de diversos parceiros, como o Sebrae, a Fecomércio e o Governo do Estado, reuniu políticos e empresários do setor, que atuam no Centro Sul do Paraná.
A solenidade de abertura foi marcada pelos discursos em prol da valorização do Turismo regional e também por apresentações artísticas, feitas por grupos de dança e canto, sem esquecer o grupo folclórico japonês de Castro, o Kokorozashi Taiko, que impressionou a todos com seus toques de tambor. Fechando a noite, os participantes assistiram a uma palestra feita pelos empresários Malcon Anderson Tafner e Paulo Ricardo Bruns, da Spitz Pomer Aventuras. Eles falaram sobre o trabalho que desenvolvem em Pomerode, Santa Catarina, com o objetivo de converter o encantamento dos turistas em novos negócios, de forma constante e sustentável.
O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, enfatizou que “a realização da abertura do Salão de Turismo dos Campos Gerais ter ocorrido pela primeira vez fora de Ponta Grossa mostra que a regionalização está sendo implantada, seguindo os parâmetros sugeridos pelo secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, que aposta justamente em estratégias regionais. Hoje temos aqui muitas pessoas de outras cidades, que vão levar uma imagem positiva da região em relação ao Turismo. E o Turismo é uma fonte de renda excepcional. Nós temos que trabalhar isso em toda a região, pois o nosso potencial é gigantesco. Esse é apenas um dos eventos que pretendemos realizar para transformarmos nossa região num polo turístico de destaque no Paraná”.
Reinaldo Cardoso, que está na sua quarta gestão como prefeito de Castro, lembrou que sempre foi um defensor do turismo. Entre outras coisas, ajudou a criar da Rota dos Tropeiros nos Campos Gerais. “Nós temos um potencial gigantesco em Castro. Mas precisamos superar o turismo local. Nós temos História! O Museu do Tropeiro, a Casa da Sinhara, a Casa da Cultura! Temos muito o que mostrar, nos mais diferentes tipos de Turismo que existem. No entanto as pessoas precisam saber que tudo isso existe. E esses eventos, como o Salão do Turismo, vão divulgar nossa cidade para o Brasil inteiro”, finaliza Reinaldo.
O secretário de Turismo de Castro, Kasciano Morais, reforça as palavras do prefeito. “Esse importante evento acena para toda a região e aumenta a confiança de todos os municípios na hora de somar esforços, fortalecendo assim o turismo regional. Agradecemos a Adetur por ter escolhido Castro para a abertura do Salão de Turismo e esperamos que isso ocorra também em outras cidades dos Campos Gerais nos próximos anos”, disse Kasciano.
Guilherme Proença, vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo de Castro (COMTUR), vestindo para o evento traje típico do tropeirismo, acredita que “a visita dos jornalistas que vieram de dez estados diferentes vai ajudar na divulgação de Castro no cenário nacional. O trabalho dos jornalistas, nessa iniciativa da Abrajet é fundamental no processo de fortalecimento do Turismo, não apenas em Castro, mas em toda a região”.
O secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, foi representado na solenidade pela coordenadora de qualificação da Secretaria, Rafaela de Angelis. Ela enalteceu que “esse evento apenas comprova que o Paraná tem no seu DNA hospitalidade, belezas naturais, além de um patrimônio cultural e histórico fantástico. O Salão é fundamental para fortalecer e consolidar o Turismo regional paranaense”.
ABRAJET
Trinta jornalistas de dez estados brasileiros também estiveram presentes à solenidade, numa iniciativa da Abrajet, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. O presidente nacional, Luiz Pires, do Tocantins, também vice-presidente da Federação Ibero-Americana de Jornalistas de Turismo (Fipetur), destacou a importância desses eventos regionais, bem como a cobertura dada pela imprensa para o fortalecimento do setor. “Com o número de jornalistas que estão aqui nessa noite, todos de qualidade, representando veículos importantes, o retorno para os Campos Gerais será muito grande. Aliás, nosso papel como jornalistas é fundamental para consolidar essa indústria que cresce no mundo, facilitando o relacionamento humano e uma vida mais feliz para todos” pontuou Pires. É sempre bom lembrar que o Turismo movimenta 10 trilhões de dólares por ano ao redor do mundo.
O presidente da Abrajet Paraná, Jean Feder, descreve que “o Salão de Turismo dos Campos Gerais facilita a vida dos jornalistas especializados nessa área, que em contrapartida podem divulgar os atrativos dessa região. Aliás, o turismo do Paraná vem crescendo ano a ano, atraindo visitantes do Brasil e do exterior”.
O evento continua em Ponta Grossa
Embora a abertura do Salão de Turismo tenha sido em Castro, ele ocorre em Ponta Grossa, no Hotel Bourbon, e termina neste sábado, 30 de agosto. Para o presidente da Adetur Campos Gerais, organização privada e sem fins lucrativos, Guilherme Forbeck, apesar do evento ser em Ponta Grossa, Castro foi escolhida para a abertura desta quinta edição com o objetivo de descentralizar as atividades. “A Adetur trabalha sempre com o objetivo de fortalecer a regionalização, pois acreditamos na complementariedade dos municípios dos Campos Gerais. O Salão de Turismo deste ano vai contar com vários estandes, com empresas e prefeituras mostrando as atrações de suas respectivas cidades, rodadas de negócios e palestras, focadas principalmente no turismo cultural”, explicou Forbeck. Neste ano os organizadores esperam 10 mil visitantes.
Um dos empresários do setor, Álvaro Dias Filho, que também é diretor da Adetur, afirmou que eventos como o Salão de Turismo fortalecem os lações entre os municípios de uma mesma região, atraindo visitantes de fora. “Aqui nós reunimos o trade, os potenciais consumidores, a massa crítica, todos no mesmo espaço, para refletir sobre o Turismo e as condições desse setor, para sabermos afinal aonde queremos chegar com o Turismo. Mas o principal objetivo desse evento é unir os Campos Gerais. Transformar os Campos Gerais num destino turístico integrado, superando as iniciativas isoladas que trabalham apenas cada uma por si”, falou Dias Filho.
Festival Estadual da Primavera
Durante a abertura do 5º Salão de Turismo dos Campos Gerais, a representante do secretário estadual Leonaldo Paranhos, Rafaela de Angelis, disse que Castro foi escolhida como sede para o Festival Estadual da Primavera “com muito carinho, por ser uma pérola nos Campos Gerais, que por sua vez é uma região estratégica para o Turismo no Paraná”. De Angelis falou ainda “que os preparativos estão a todo vapor para esse evento grandioso! Serão três dias de muitas atrações artísticas e culturais. 30 balões irão enfeitar os céus de Castro!”.
O secretário municipal de Turismo, Kasciano Morais, disse que a Prefeitura de Castro, seguindo as ordens do prefeito Reinaldo Cardoso, está “dando para o Governo do Estado todo o apoio necessário para a realização do Festival da Primavera. Nossa cidade foi escolhida também pela excelente infraestrutura que a Expocenter Castrolanda apresenta, visível todos os anos através da Agroleite. Está tudo sendo alinhado para recebermos visitantes de todo o Paraná em Castro, nos dias 12, 13 e 14 de setembro”.