Castrense inicia volta ao mundo em cruzeiro e transforma sonho pessoal em marco para o turismo regional
Com 37 anos dedicados ao setor, Gilson Proença, o Kiko, percorre cinco continentes em uma única viagem e se torna o primeiro de Castro a realizar a façanha
Emerson Teixeira
Um sonho cultivado por décadas começa a se materializar em alto-mar. Gilson Proença, conhecido como Kiko, tornou-se o primeiro castrense a dar a volta ao mundo em uma única viagem, em um cruzeiro internacional que percorre cinco continentes e dezenas de portos. No momento em que conversava com a reportagem do Página Um News, Kiko estava em deslocamento de Barcelona com destino a Funchal, capital da Ilha da Madeira, cidade natal de Cristiano Ronaldo.
O cruzeiro teve partida oficial no dia 7 de janeiro de 2026, saindo do porto de Barcelona, e seguirá um roteiro extenso e simbólico. Após a travessia do Oceano Atlântico, a primeira parada será em Bridgetown, capital de Barbados, no sudeste do Mar do Caribe. De lá, o navio segue até o Canal do Panamá, sobe até Los Angeles, nos Estados Unidos, cruza o Oceano Pacífico, com parada inicial em Pago Pago, capital da Samoa Americana, e continua pela Oceania, com escalas em destinos como Sydney.
Na sequência, o percurso avança pela Ásia, segue para o Oriente Médio, passa pela África e encerra a jornada marítima em Civitavecchia, cidade portuária histórica da região do Lácio, na Itália. “Porto de partida: Barcelona. Literalmente uma volta ao mundo”, resume Kiko.

“Eu estou muito feliz. Realizando um sonho. Dando a volta ao mundo em uma única viagem”, afirmou. Segundo ele, cada ponto marcado no mapa representa uma parada. “São muitas paradas. Cada nome desse que está no mapa [numa referência ao vídeo encaminhado pelo WhatsApp] será uma parada. Cinco continentes. Tours em todas as paradas. Sete portos terão pernoite, como Tóquio, Sydney, Singapura e Cidade do Cabo. Na maioria, o navio chega pela manhã, passeia e zarpa à noite.”
A jornada, no entanto, começou antes mesmo do embarque. Kiko chegou à Europa em 26 de dezembro de 2025, por Lisboa, onde passou o réveillon. “Fui a Fátima no primeiro dia do ano. Depois visitei as vilas de Proença a Velha e Proença a Nova, de onde saíram meus antepassados, segui para Coimbra, depois Madri e, de lá, Barcelona, onde embarquei”, contou.
O desembarque do cruzeiro está previsto para 18 de maio de 2026. Na sequência, Kiko segue para Londres, onde irá receber um grupo turístico. “Faremos Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e Irlanda”, explicou. O retorno ao Brasil está marcado para 2 de junho de 2026.
Com 37 anos de atuação no turismo, levando grupos pelo Brasil e pelo mundo, a viagem representa um marco pessoal e profissional. “São 37 anos de dedicação ao turismo, sempre com atenção e dedicação. Há dois anos planejo algo especial, só para mim: dar a volta ao mundo. Serei o primeiro de Castro e acredito que dos Campos Gerais a fazer isso em uma única viagem. É um coroamento aos meus 37 anos de trabalho”, afirmou.
Mesmo em meio a oceanos e continentes, Kiko faz questão de manter o vínculo com sua terra natal. Ele convida os castrenses a acompanharem sua jornada pelas redes sociais. “Gostaria que todos me seguissem, assim não me sentirei tão sozinho. A energia deles vai me ajudar a seguir em frente sem esmorecer”, disse. As atualizações da viagem estão sendo publicadas no perfil @kikoproenca.
