Carreta Saúde da Mulher chega a Castro com exames ampliados para prevenção do câncer
Unidade móvel atenderá entre 29 de setembro e 4 de outubro, com oferta de mamografias a mulheres a partir dos 40 anos
Da Redação
Castro – A Carreta Saúde da Mulher, iniciativa do Governo do Paraná dentro do programa Paraná Rosa 2025, chegará a Castro na próxima segunda-feira (29), permanecendo até 4 de outubro. A unidade atenderá não apenas as moradoras do município, mas também pacientes de Piraí do Sul, Carambeí, Ipiranga e Ivaí.
O serviço oferecerá exames de mamografia com faixa etária ampliada, contemplando mulheres de 40 a 74 anos. Até então, o exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS) era ofertado prioritariamente para mulheres entre 50 e 69 anos, salvo casos de sintomas ou histórico familiar. Agora, mulheres de 40 a 49 anos poderão realizar o exame mediante solicitação médica.
“Essa nova determinação faz com que o atendimento alcance mais mulheres, em uma parcela da população que o Ministério considerou como importante a realização do exame e o acompanhamento preventivo. O Paraná, que está com a Carreta Saúde da Mulher circulando pelos municípios desde o dia 16, rapidamente se adaptou para aumentar a oferta de mamografias a esse novo público”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.
Na rede pública, o diagnóstico do câncer de mama ocorre por meio de exames clínicos anuais ou mamografias a cada dois anos. Em casos de histórico familiar ou sinais suspeitos — como nódulo, alterações na pele, secreções ou mudanças no mamilo — a investigação deve ser feita com agilidade e acompanhamento especializado.

A Carreta Saúde da Mulher é uma das ações estruturantes do Paraná Rosa, que percorrerá 13 cidades e beneficiará pacientes de 54 municípios. Além das mamografias, a unidade móvel oferece consultas médicas e exames preventivos de câncer de mama, tireoide e colo do útero.
O projeto é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Volkswagen do Brasil, dentro do programa Paraná Competitivo, com investimento de R$ 10,8 milhões.
*Com AEN