Caravana de Motorhomes inicia rota pelos Campos Gerais com expectativa de fomentar o turismo e a cultura local 

Circuito Caminhos do Paraná parte de Castro e segue por dez cidades, divulgando a 9ª Expo Motorhome e destacando a infraestrutura para caravanistas na região

0 48

Emerson Teixeira*

Castro – A cidade será o ponto de partida para a segunda etapa do Circuito Caminhos do Paraná, uma caravana de motorhomes que promete movimentar o turismo e a cultura local. O evento, que faz parte da 9ª Expo Motorhome, terá início na próxima quinta-feira, 31 de julho, no Parque Lacustre, e se estenderá até 10 de agosto, percorrendo um total de dez cidades da região.

Com atrações culturais e ambientais gratuitas, a iniciativa visa não apenas divulgar o estilo de vida dos caravanistas, mas também incentivar a criação de uma rede de infraestrutura para esses aventureiros. Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Kasciano Morais, a expectativa é atrair tanto os amantes da cultura do caravanismo quanto a população local. “O segundo Circuito Caminhos do Paraná inicia em Castro, são 25 motorhomes, eles vão passar por outras cidades também nos Campos Gerais. Então a ideia é atrair os visitantes que gostam da cultura e também a população da cidade em si vai ser chamada, vai ser no Parque da Lacustre, eles vão estacionar no espaço hoje que já tem para os motorhomes, a prefeitura vai estar lá, vai ter uma pequena estrutura, vamos recepcionar eles, vai ter algumas atividades com a cultura também, então a ideia é realmente divulgar os motorhomes, eles têm o apoio da Secretaria do Estado de Turismo, é um evento gratuito, acredito que não vai atrair muitas pessoas, mas o pessoal que gosta dessa cultura com certeza vão estar presentes”, afirmou Morais.

Roteiro

Após a partida em Castro, a caravana seguirá para Carambeí, onde será recepcionada no Paço Municipal com apresentações culturais e uma feira de gastronomia, artesanato e produtores locais. No dia 2 de agosto, o destino é Ponta Grossa, com parada no Lago de Olarias. A jornada continua por Ivaí (3 de agosto), Irati (4 de agosto), Rebouças (5 de agosto), Rio Azul (6 de agosto), Mallet (7 de agosto), São Mateus do Sul (8 de agosto), São João do Triunfo (9 de agosto) e, por fim, Palmeira (10 de agosto), que marcará o encerramento da 2ª etapa do circuito nos Campos Gerais.

Estrutura castrense

Um dos grandes diferenciais de Castro, e que motivou a escolha da cidade como ponto de partida, é a sua infraestrutura dedicada aos motorhomes. Kasciano Morais ressaltou a importância desse acolhimento: “vale destacar que Castro já possui os espaços ali para 10 motorhomes e hoje eles fazem um cadastro quando chegam, eles têm energia, têm água, têm as caixas ali para descartes e aí eles fazem um cadastro via QR Code que eles informam quanto dia eles vão ficar eles apresentam as notas do que eles gastaram na cidade é uma boa prática que tem feito bastante sucesso, o pessoal tem até copiado para outros municípios”, relata.

A estrutura de Castro foi um fator decisivo para a cidade ser cogitada como sede de um evento nacional de motorhomes, que poderá reunir até 400 veículos. “Castro foi escolhido na questão do destaque com os motorhomes. Nós tivemos um encontro na Expo Turismo em Curitiba, que Castro participou pela primeira vez, e conversamos com os organizadores do evento nacional também. Então, Castro tem a possibilidade de sediar o evento de motorhomes nacional, aí serão 400 motorhomes. Eles ficaram bem interessados e também, devido à estrutura que tem lá no parque, poucas cidades têm. Então, a gente foi prestigiado por isso. E também no dia que o Paranhos [Secretário de Estado do Turismo] esteve em Castro, eles estavam fazendo a visita e, dali, saiu a ideia que Castro poderia sediar”, explicou o secretário.

Expo Motorhome
Além de promover o turismo e a cultura, a caravana também servirá como plataforma para divulgar a 9ª Expo Motorhome, a maior feira de campismo e caravanismo da América Latina, que ocorrerá em novembro. Alexandre, um dos organizadores, ressaltou a importância de levar essa experiência para o interior do Paraná: “Como infelizmente nem todos têm a oportunidade de visitar a feira, estamos levando ao interior do Paraná uma pequena amostra deste maravilhoso mundo”.

A edição de 2025 da Expo Motorhome será realizada novamente em Pinhais, no Paraná, e contará com 180 estandes, reunindo fabricantes e empresas que comercializam motorhomes, trailers, minitrailers, campers, barracas e acessórios. A projeção é de um crescimento de 20% no volume de negócios, superando a marca de R$ 600 milhões. A iniciativa da caravana, portanto, não só celebra o estilo de vida itinerante, mas também impulsiona um setor em franca expansão no Brasil.

*Com Assessoria

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.