Carambeí recebe Alckmin e Ratinho Jr para inauguração de fábrica sustentável da Ambev
Unidade da Vidros Paraná, segunda da companhia no País, marca avanço em economia circular, com investimento de R$ 870 milhões e capacidade de até 500 milhões de garrafas por ano
Emerson Teixeira
Carambeí – A prefeita Elisangela Pedroso dá sequência, na segunda-feira (15), às comemorações dos 30 anos de emancipação político-administrativa de Carambeí com a recepção do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, para a inauguração da Vidros Paraná, nova fábrica da Ambev no município. A unidade é a segunda da companhia dedicada à produção de garrafas de vidro recicláveis no Brasil — a primeira está localizada no Rio de Janeiro.
A nova planta nasce com produção mensal prevista de até 15 milhões de garrafas de vidro sustentáveis, destinadas a diversas marcas do portfólio da Ambev, como Spaten, Corona, Stella Artois e Original. Em plena operação, a capacidade anual pode chegar a 500 milhões de unidades, com potencial para abastecer cervejarias da empresa em outros Estados.
A fábrica foi apresentada oficialmente em junho de 2024, quando o governador Ratinho Junior esteve em Carambeí para o lançamento da pedra fundamental. Na ocasião, o vice-presidente de Supply da Ambev, Valdecir Duarte, destacou que a unidade de vidros do Rio de Janeiro é hoje cerca de 40% abastecida por embalagens fornecidas por terceiros. Já a planta paranaense, segundo ele, foi concebida para ser “a mais moderna e sustentável da América Latina”.
Além da reciclagem de garrafas a partir de cacos de vidro recolhidos por parceiros, a Vidros Paraná incorpora outros critérios ambientais. A operação utilizará 100% de energia renovável e biocombustíveis, dentro de um investimento estimado em cerca de R$ 870 milhões. A iniciativa integra a estratégia da Ambev de alcançar 100% de seus produtos em embalagens retornáveis ou recicladas, com redução do consumo energético e das emissões de CO₂.
Com a nova fábrica, Carambeí passa a sediar um modelo inédito no País dentro da cadeia produtiva da companhia. A unidade coloca o Paraná como o primeiro Estado brasileiro com produção da Ambev “do campo ao copo”, consolidando o município como polo industrial estratégico e alinhado às práticas de economia circular e sustentabilidade.