Carambeí inaugura UBS Nova Holanda, a maior unidade de saúde básica do município

Com 700 m², estrutura terá pediatria diária, consultório odontológico e amplia rede de atendimento para 28 mil habitantes

0 0

Emerson Teixeira

Carambeí – A Prefeitura de Carambeí inaugurou nesta quinta-feira (18) a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Holanda. Com investimentos de R$ 3,1 milhões nos 700 metros quadrados, a estrutura é a maior já construída no município e promete ampliar a capacidade da rede básica, com destaque para o atendimento pediátrico diário, tanto por agendamento quanto por livre demanda.

A UBS contará com três médicos, sete agentes comunitários de saúde, duas técnicas de enfermagem, duas recepcionistas e uma enfermeira. Também terá sala de vacinas, consultório odontológico e espaços projetados para oferecer mais conforto aos pacientes.
“Essa unidade tem um espaço bem amplo, que vai dar comodidade e acolhimento para a população que estará presente todos os dias, realizando tratamentos, acompanhamentos de programas e atendimentos de livre demanda”, disse a secretária municipal de Saúde, Maira Hollebem.

A prefeita Elisangela Pedroso afirmou que o investimento marca um legado na saúde pública. “É um significado muito grande e muito forte para todo o povo carambeiense. Um dos nossos maiores focos da gestão é o investimento maciço na saúde. Em menos de uma semana inauguramos duas UBS de grande porte, para trazer comodidade e dar condições dignas de trabalho aos profissionais”, declarou.

Indagada sobre a construção em andamento do “mini hospital, ao lado da nova UBS inaugurada, ela explicou que a obra está a todo vapor e que a nova unidade nasceu de um planejamento iniciado durante a pandemia de Covid-19, diante da fragilidade da estrutura existente. “Esse é um sonho que surgiu no meu coração e da minha equipe desde 2021. A antiga unidade foi construída há 30 anos, quando Carambeí tinha menos de 6 mil habitantes. Hoje temos quase 28 mil. Essa obra, de mais de R$ 14 milhões, é o maior investimento público da história da cidade, com apoio do Estado e dos deputados [estadual] Romanelli e [deputado federal] Aliel Machado”, afirmou.

O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli destacou a relevância do investimento em saúde. “A área de saúde é absolutamente estratégica, porque 85% do povo de Carambeí depende exclusivamente do SUS. Essas obras mudam a qualidade do atendimento e mostram a política do resultado, que melhora a vida das pessoas”, disse.

Já o deputado Marcelo Rangel comparou a nova unidade às melhores do estado. “É uma super UBS, equivalente às melhores que já conheci no Paraná. Hoje Carambeí tem estrutura própria e não depende mais de Ponta Grossa ou Curitiba. Isso mostra a transformação e a importância do município no contexto estadual”, avaliou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Eclaiton Bueno, destacou o impacto da obra. “A sensação é de estar entrando em um hospital. Esse planejamento traz dignidade tanto para os servidores quanto para a população”, afirmou.

Representando a Frísia, o presidente da cooperativa, Geraldo Slob, disse que a inauguração representa a realização de um sonho coletivo. “Como munícipe, vejo essa quadra da saúde [numa referencia as obras do Mini Hospital] como um sonho realizável. Uma cidade que não cuida da saúde e da educação está fadada a falhas. Parabéns a Carambeí por priorizar a saúde”, declarou.

O presidente da Fundação Frísia, Wilant van den Boogaard, relembrou o início do atendimento em Carambeí. “Nos tempos da Betel, tínhamos apenas um médico, uma enfermeira e uma dentista. Hoje vemos várias unidades e um atendimento de excelência. É um avanço que toda a comunidade merece”, afirmou.

De posto a referência

A UBS Nova Holanda tem origem no antigo Posto Nova Holanda, um dos primeiros pontos de atendimento de Carambeí nos anos 1990. Em um espaço reduzido, a equipe atendia clínica geral, pediatria, ginecologia e odontologia, além de emergências. A estrutura improvisada chegou a realizar partos e estabilizar pacientes, com transferências feitas em uma ambulância Caravan até Ponta Grossa.

Três décadas depois, o que começou de forma simples se transforma em um marco para a saúde pública local, projetando Carambeí para os próximos 30 anos.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.