Carambeí amanhece em clima de ressaca após forte chuva de granizo
Defesa Civil registra ao menos 170 atendimentos e distribuição de 720 metros de lonas
Emerson Teixeira
Carambeí amanheceu nesta terça-feira (25) com a sensação de ressaca após a forte chuva de granizo que atingiu diversos bairros do município na tarde de segunda-feira (24). As ruas ficaram sujas por terra e pedras levadas pelas enxurradas, enquanto moradores contabilizam estragos e realizam consertos e manutenções emergenciais. Em alguns pontos ainda é possível ver gelo acumulado, resultado da intensidade da tempestade.
Em muitas casas, calhas não suportaram o volume acumulado de gelo e acabaram cedendo, provocando alagamentos internos. Na Avenida das Flores, residências e estabelecimentos comerciais situados na parte baixa da via foram invadidos pela água, já que o sistema de drenagem não conseguiu dar vazão ao grande fluxo provocado pela tempestade.

De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito, Segurança Pública e Defesa Civil, Laucenir Andrade, o balanço preliminar aponta 170 atendimentos desde o início da ocorrência. Entre as demandas estão a entrega de lonas, o registro de 10 residências atingidas por alagamento com desmoronamento ou queda de muros de arrimo, além de outras casas que tiveram apenas alagamentos.
A estrutura pública também foi afetada, no Jardim Eldorado, a Escola Municipal Fátima Augusta Bosa, já no bairro AFCB, o Centro Municipal de Educação Infantil Canaã e no Centro a sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura sofreram danos causados pela água. No total, 720 metros de lonas foram registrados e distribuídos pelo Bombeiro Comunitário (PBC) de Carambeí para atendimento emergencial às famílias.
A Defesa Civil segue monitorando áreas de risco e reforça que moradores que necessitem de apoio devem acionar o serviço de emergência do município.