Capal, Castrolanda e Frísia preparam investimentos de mais de R$ 379 milhões para construção de uma queijaria
Luana Dias
Após anúncio da construção de uma maltaria, agora a Unium – marca institucional das cooperativas Capal, Castrolanda e Frísia, anunciou investimento em uma Unidade de Produção de Queijos.
A nova queijaria será construída em Ponta Grossa, num imóvel que já pertence a cooperativa Frísia e que já está caracterizado como Zona Industrial. O terreno está localizado ás margens da rodovia PR-151, ao lado da Unidade de Beneficiamento de Leite do grupo. Com investimentos de R$ 379.722.461, a fábrica deverá gerar 66 empregos diretos e tem como estimativa a geração de mais 1.570 empregos indiretos.
Ao todo, o novo empreendimento deve ter três pisos, em 14 mil metros quadrados de área construída, 40 metros de área de terreno, 6.500 metros de área de estação de tratamento de efluentes, e 2 mil metros quadrados de estacionamento.
Formalidades
O protocolo de intenções, entre a Prefeitura de Ponta Grossa e a Frísia Cooperativa Industrial, que no ato representou o Projeto de Intercooperação Union, foi assinado no último mês de junho. E, o projeto de lei, que recomenda a aprovação da construção pelo Executivo Municipal, foi enviado à Câmara de Vereadores no dia 27 de julho.
De acordo com a assessoria do Legislativo, o projeto foi lido na sessão da última quarta-feira e agora tramita nas Comissões Permanentes da Casa, aguardando aprovação, para ser votado em sessão.