Campos Gerais mobilizados no combate à violência contra a mulher com a 3ª Caminhada do Meio-Dia
Castro, Tibagi, Palmeira, Arapoti e Ponta Grossa promovem ações simultâneas no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio
Emerson Teixeira*
Castro – Nesta terça-feira, 22 de julho, os municípios de Castro, Tibagi, Palmeira, Arapoti e Ponta Grossa, nos Campos Gerais, estarão unidos em uma mobilização estadual pela vida das mulheres. As cidades realizam simultaneamente a 3ª Caminhada do Meio-Dia, uma ação que integra o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, estabelecido pela Lei 19.873/2019 em memória da advogada Tatiane Spitzner, assassinada em 2018, em Guarapuava.
O evento faz parte da campanha “Paraná Unido no Enfrentamento ao Feminicídio”, coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com prefeituras, conselhos municipais e entidades da sociedade civil. Em todo o Paraná, mais de 180 municípios já confirmaram participação na caminhada.
Castro
Em Castro, a mobilização é liderada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). A concentração acontece às 11h em frente à Loja Unibox, com saída ao meio-dia pela rua do Comércio até a Praça Manoel Ribas. A presidente do CMDM, Patrícia Mendes Ferraz, destaca a importância da presença popular: “Vamos às ruas para dizer basta à violência contra a mulher e mostrar que não estamos sozinhas nessa luta”.
Dados da 43ª Delegacia de Polícia Civil apontam que, somente em 2024, duas tentativas de feminicídio já foram registradas na cidade. Em 2023, uma mulher foi assassinada e cinco tentativas foram registradas. Atualmente, 205 mulheres estão sob medida protetiva em Castro. A delegada Renata Batista reforça: “O feminicídio é a face mais brutal da violência contra a mulher. Precisamos mostrar que a sociedade está unida em defesa da vida delas”.
Além disso, Castro criou em maio a Secretaria da Mulher e Inclusão, que já trabalha em políticas públicas de proteção e capacitação. Segundo a secretária Bianca Rodrigues Mariano, a cidade solicitou oficialmente ao Governo do Estado a instalação da Casa da Mulher Paranaense. A pasta também prepara uma série de palestras educativas em escolas urbanas e rurais, em parceria com a Patrulha Maria da Penha, IDR-PR e Senac, previstas para iniciar em agosto.
Tibagi
Tibagi também realiza a Caminhada do Meio-Dia nesta terça-feira. A concentração será na Praça 18 de Março, com saída em direção ao Fórum da Comarca, simbolizando a busca por justiça e igualdade. A mobilização é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Tibagi (CMDMT) em conjunto com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social.
A cidade reforça o compromisso com a Lei Estadual nº 21.926/2024, conhecida como o Código da Mulher Paranaense, atualizando dispositivos em defesa dos direitos das mulheres.
Palmeira
Em Palmeira, a 3ª Caminhada do Meio-Dia terá início às 11h30, em frente à Praça do Cemitério, com deslocamento até a Praça da Matriz. A ação é apoiada pela Semipi e pelas lideranças locais. “Essa é uma luta de todos, independente de gênero, idade ou posição política”, destacam os organizadores.
Arapoti
No limite com o Norte Pioneiro, Arapoti também fará coro a mobilização, na cidade a concentração será as 10h30, no Chafariz, com saída as 11 horas. A organização orienta que as participantes estejam vestindo roupas brancas. “A caminhada é parte da campanha e precisamos de todo reforço possível para seguir em direção ao fim desse crime tão devastador”, destaca a organização.
Ponta Grossa
Já em Ponta Grossa, a concentração será às 11h na Praça Barão do Rio Branco, com o tema “Pela vida e pelo fim da violência contra mulheres!”. A cidade, uma das maiores da região, reforça sua participação como símbolo do engajamento coletivo no enfrentamento à violência de gênero.
*Com Assessorias