Caminhada da Natureza atrai centenas de participantes mesmo com chuva e frio em Tibagi
O trajeto de aproximadamente 9 km em meio à natureza teve como cenário as belezas da região do Guartelá, nos arredores do Parque Estadual do Cânon Guartelá
Da Assessoria
Tibagi – Nem o domingo (13) chuvoso e gelado foi capaz de desanimar tibagianos e turistas que participaram da tradicional Caminhada da Natureza – Circuito Guartelá, em Tibagi. Com mais de 600 inscritos, o evento reuniu pessoas de diversas cidades da região e até caminhantes de outros estados, como São Paulo, reafirmando o potencial turístico e ecológico do município.
O trajeto de aproximadamente 9 km em meio à natureza teve como cenário as belezas da região do Guartelá, nos arredores do Parque Estadual do Cânon Guartelá. A caminhada faz parte do projeto estadual “Caminhadas na Natureza”, promovido com apoio da Emater, e tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas ao ar livre, além de movimentar a economia local.
O prefeito Rildo Leonardi celebrou o sucesso do evento, mesmo diante do mau tempo. “É um prazer enorme poder retomar essas ações que movimentam o turismo local. A Caminhada da Natureza é um pedaço muito importante do nosso turismo aqui na região do Guartelá. São mais de 600 pessoas inscritas em menos de 24 horas. Mesmo com chuva ou sol, quem ama caminhar e estar em contato com a natureza não deixa de participar”, destacou o prefeito.
“Tibagi tem se consolidado como destino de turismo de natureza. Temos mais de 30 eventos ao longo do ano e vamos continuar investindo para que Tibagi seja reconhecida nacionalmente, e quem sabe mundialmente, por seus atrativos naturais”, completou Rildo.
A secretária de Turismo, Kellin Kravutschke Ramos Silva, também comemorou o envolvimento da comunidade e dos visitantes com o evento. “A Rota Guartelá é uma das caminhadas mais esperadas pelo público. Preparamos tudo com muito carinho para bem receber os participantes, com pontos de apoio, água, frutas, banheiros, além de uma estrutura de alimentação com café da manhã, almoço e música ao vivo”, explicou.
“Esse projeto tem impacto direto na economia do município. Os participantes se hospedam, frequentam restaurantes e consomem no comércio local. É um exemplo de turismo sustentável que fortalece a cidade”, destaca a secretária.
Entre os visitantes estava a caminhante Izaura Midori Ouyama, de Curitiba, que já conhece Tibagi e voltou especialmente para participar da caminhada.
“Já fiz rafting e conheci cachoeiras aqui. Quando soube da caminhada, não pensei duas vezes em voltar. Eu adoro essa região, é linda, cheia de atrativos. Caminhar aqui é uma experiência maravilhosa”, contou ela, animada antes de iniciar os 9 km de trilha.
Ao final do percurso, os participantes foram recepcionados com música ao vivo e uma praça de alimentação montada no ponto de partida e chegada, onde os participantes puderam descansar e recuperar o folego antes da volta para a casa.