Da assessoria
Carambeí – Desde a madrugada do dia 1 de agosto a rotina da população foi transformada com o incêndio de parte da estrutura da Unidade da BRF, que além dos estragos na planta da fábrica também afetou o trânsito na Avenida dos Pioneiros, importante via, com movimento acentuado. Os desvios pelas ruas Tibagi e da Capela tem provocado filas e com isso transtornos para os usuários, nem mesmo pedestres podem transitar no trecho da rotatória da Rua Tibagi, até a entrada da Rua da Capela.
O Departamento de Trânsito e a Defesa Civil do Município estão desde o anúncio do incêndio até esta segunda-feira, dia 6, prestando serviços e apoio necessário à empresa BRF. Segundo informou o diretor do Detransede, Laucenir Andrade, desde o dia do incêndio, vários servidores se juntaram a equipe para o trabalho de sinalização, que acontece em três pontos, durante 24 horas.
Ele explica que o fechamento total do trecho da via tanto para pedestres como veículos é para garantir a segurança, tendo em vista que há máquinas pesadas realizando o trabalho de retirada dos entulhos da área destruída pelo incêndio. A previsão é que no dia 19 de agosto, a via seja liberada, em meia pista, sendo o trânsito conduzido o sistema siga/pare.
O diretor detalha que neste dia 6, os gerentes da Unidade BRF – Carambeí, Ernani Barros e Cláudio Jaime, estiveram em reunião na Prefeitura para assumir a sinalização e orientação quanto ao desvio do trecho, que se faz necessário para além da retirada de entulhos, também para o início da reconstrução. De acordo com o Código de Trânsito, artigo 95, é de responsabilidade da empresa a sinalização da via, nessa fase de retirada e entrada de materiais.
Andrade ressalta que tanto a Defesa Civil quanto o Detransede estiveram junto a BRF prestando serviços e apoio no momento do sinistro.