Braspine demite 400 funcionários em Jaguariaíva e Telêmaco Borba

Prefeitura anuncia pacote de medidas para amenizar impactos sociais; crise é reflexo de tarifas americanas sobre madeira

0 98

Emerson Teixeira

Jaguariaíva – Uma notícia abalou Jaguariaíva nesta quarta-feira (3). A indústria Braspine anunciou a demissão de 200 trabalhadores em sua unidade local e outros 200 na filial de Telêmaco Borba. A decisão é consequência direta do aumento das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos sobre produtos de madeira, medida que reduziu drasticamente as exportações do setor.

O prefeito de Jaguariaíva, Juca Slobodá, e o vice-prefeito, Reinaldo Cheirubim, gravaram um vídeo nas redes sociais para comentar a crise. “A gente já está falando dessa questão do tarifaço, que está atingindo o nosso país já há alguns meses, desde o começo de julho. (…) Infelizmente, no dia de hoje, isso se assentuou com demissões na empresa da Braspine. Estamos conversando com o pessoal da empresa, já colocamos o nosso município à disposição”, afirmou Slobodá.

Entre as medidas anunciadas pela Prefeitura estão a disponibilização do Departamento de Ensino Profissionalizante até dezembro para cursos de capacitação de trabalhadores em layoff, a realização de um Feirão de Empregos no dia 13 de setembro, com a oferta de 200 vagas em empresa atacadista recém-instalada, e a adesão ao Programa Cidade Empreendedora. A gestão também confirmou o cancelamento da Expo Jaguar, tradicional festa da cidade, como forma de economizar recursos.

 

Foto: Redes sociais

 

Em nota oficial, a Prefeitura reforçou solidariedade aos trabalhadores e destacou que segue articulando ações junto à Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e à Associação dos Municípios do Paraná (AMP). “Reafirmamos nosso compromisso com o bem-estar da população, trabalhando com responsabilidade, união e dedicação para superar os desafios e construir um futuro de mais oportunidades para todos”, diz o comunicado.

A Braspine também se manifestou. Em nota, a empresa informou que, devido às tarifas americanas e à retração na demanda, desligou cerca de 400 colaboradores e colocou aproximadamente 1.100 em regime de layoff. “Durante este processo de layoff, os colaboradores preservarão seu vínculo empregatício, enquanto realizam uma capacitação profissional, além de terem todos os seus benefícios mantidos”, declarou a companhia, ressaltando ainda estar comprometida com a transparência e o diálogo com órgãos governamentais e entidades setoriais.

Apesar da gravidade do cenário, a administração municipal reforçou que a Braspine não deixará de atuar em Jaguariaíva. “Podem diminuir, se adequar, buscar novos produtos, buscar alternativas, mas encerrar atividades aqui jamais”, destacou o prefeito Juca Slobodá, citando garantias recebidas da própria direção da empresa.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.