Audiência pública aprova projeto de pavimentação asfáltica de 4,6 quilômetros em Carambeí

*Obra beneficiará comunidade rural do São João com via mais larga, iluminação em LED e melhorias para o escoamento agrícola

0 11

Vinicius Fontes

Carambeí – A comunidade rural do São João aprovou, na noite desta terça-feira (12), o projeto de pavimentação asfáltica de 4,6 quilômetros da estrada principal da localidade que faz ligação com as regiões de Santa Cruz e Santo André, sendo um dos principais corredores de escoamento da produção agropecuária do município. A audiência pública, realizada no salão da Igreja São João Batista, contou com a presença da prefeita Elisangela Pedroso, autoridades municipais e moradores.

O trecho contemplado vai do final do calçamento poliédrico, no prolongamento da Avenida dos Pioneiros, até as duas pontes sobre o rio São João. A pavimentação será executada com revestimento em CBUQ (asfalto quente), com 7 metros de largura — um metro a mais que o padrão estadual, graças à contrapartida do município. Segundo a prefeita, a decisão de ampliar a largura foi tomada para garantir segurança e fluidez ao intenso tráfego de veículos e maquinários agrícolas na região.

O projeto começou a ser discutido em março de 2022, inicialmente com a proposta de pavimentação em pedras irregulares. No entanto, devido ao desgaste natural e ao risco em trechos de aclive, a Prefeitura aguardou a abertura de editais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) para viabilizar a execução em asfalto.

Durante a audiência, Elisangela destacou a importância da obra para o escoamento da produção agrícola e leiteira, além de atender demandas futuras. “Ali será um projeto de grande impacto para aquela região, para fazer escoamento das suas safras, do leite, também ali pensando futuramente na construção da unidade de produção de leitões da Frísia, também contemplando a Escola Rural de Santa Cruz e todos os moradores ali ao entorno”, explicou. Ela também anunciou a instalação de iluminação em LED na descida principal, aumentando a segurança e melhorando a estética da via.

Participaram ainda o vice-prefeito Dr. Otavio Costa; o secretário de Obras, Luis Carlos “Pestana”; o diretor da pasta, Valdinei “Russo”; a secretária de Saúde, Maira Holleben; o assessor especial do Meio Ambiente, Valdemar Bartmeyer; os parlamentares Eclaiton Bueno, Ilson Caninana, Cabo Cleverson e Deleon Betim; além do ex-vereador Emerson Sheik, apontado como um dos incentivadores da obra.

Ao final do encontro, os moradores aprovaram o projeto por unanimidade, e a decisão foi registrada em ata, que será encaminhada à Seab para a continuidade dos trâmites e liberação da execução.

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.