Da redação
Carambeí – O final de semana na região foi marcado por fortes chuvas que trouxeram inúmeros transtornos também para o município de Carambeí. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura, a prefeita da cidade, Elisangela Pedroso, está programando um pronunciamento oficial ao longo desta segunda-feira, dia 30, para detalhar o balanço da situação.
Na Vila Nossa Senhora Aparecida, uma das áreas mais afetadas, ocorreu um deslizamento de terra. A prefeita Elisangela Pedroso visitou a região no domingo, dia 29, acompanhada da equipe da Defesa Civil, onde se envolveu em ações de auxílio às famílias afetadas. Ela comentou sobre a situação, afirmando: “Dia de muito trabalho na Vila Nossa Senhora Aparecida, visitando famílias, orientando sobre os riscos das fortes chuvas e oferecendo abrigo temporário.”
Do outro lado da cidade, na Rua Campina, que dá acesso ao bairro AFCB, a prefeitura teve que interditar a via devido a danos causados pelas chuvas. O Departamento de Trânsito, conhecido como Detransende, emitiu um comunicado oficial informando sobre o fechamento temporário de um trecho da Rua da Campina, compreendido entre a Avenida das Flores e a Rua Angelim. A decisão foi motivada pelos danos significativos à via devido às chuvas e também pelas obras em andamento para a implantação de galerias de esgoto e águas pluviais, que resultaram na arrastagem de terras para a pista, criando valas abertas e riscos iminentes de acidentes.
No interior de Carambeí, o aumento no volume dos rios chamou a atenção dos moradores. Na localidade de São João, o Rio São João impressionou com seu alto nível, a ponto de passar por cima de uma das pontes da estrada que liga a cidade às regiões de Santa Cruz e Santo André.
No distrito de Catanduvas, internautas registraram em vídeos o elevado nível da Represa de Alagados, cenário que não era visto nos últimos anos. O Rio Jotuva, que deságua na represa, apresenta um volume elevado, deixando os moradores em estado de alerta.
Alagados
A Sanepar, empresa responsável pelo abastecimento de água, informou que no domingo, dia 29, a captação do Rio Pitangui, em Ponta Grossa, precisou ser paralisada devido ao alagamento provocado pelo aumento da vazão do rio, causado pelas intensas chuvas. Com isso, o sistema de abastecimento está operando somente com a captação da Represa de Alagados, o que pode resultar em oscilações na pressão das redes de água ou até falta de água durante a noite de hoje e ao longo do dia de segunda-feira, 30 de outubro. Técnicos da Sanepar estão monitorando o sistema para retomar a operação da captação no Rio Pitangui o mais breve possível, mas até o momento, não há uma previsão para a normalização do serviço.
A Sanepar orienta a população a priorizar o uso da água para alimentação e higiene pessoal, evitando desperdícios. Atividades que demandam um grande volume de água devem ser adiadas. A falta de água afetará apenas os clientes que não possuem caixas d’água em seus imóveis, conforme a recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A empresa está comprometida em restaurar o abastecimento o mais rápido possível e garantir o fornecimento de água à população.