Após três semanas de forte contágio, número de infectados diminuiu em Carambeí

0 1

Da Assessoria

Carambeí – Dados divulgados pelo Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde de Carambeí, na quinta-feira (10), revelam uma diminuição acentuada nos números de pacientes infectados pela Covid-19.

O balanço da semana epidemiológica mostra que entre o dia 6 e 10 de fevereiro, foram registrados 132 novos casos. O Boletim Covid, divulgado na quarta-feira (9), chegou a 800 casos de vírus ativo.
Os dados revelam ainda que o município passou três semanas de forte contaminação, sendo de 9 a 15 de janeiro, quando o município registrou a primeira alta com 105 casos.

O ponto alto no último mês foi a semana de 23 a 29 de janeiro quando a cidade chegou ao pico de 650 casos, depois, de 30 de janeiro a 5 de fevereiro, quando foram 416 novos casos.

A secretária municipal de Saúde, Juliane Dorosxi, destaca que Carambeí foi o único nos Campos Gerais a realizar a testagem em massa na população sendo o principal fator de identificação dos casos. “Com a testagem ofertada com demanda livre, nós chegamos mais rápido aos pacientes infectados. Portanto, já esperávamos essa alta nos números, que nos permitiu isolar e tratar os pacientes com maior agilidade, evitando uma disseminação ainda maior”, frisou.

A secretária explica que houve uma queda bastante significativa na procura dos pacientes por atendimento médico na Ala Respiratória, e que a tendência é a normalização. “Estamos otimistas com essa queda nos casos, e isso se dá principalmente pelas ações implementadas pelo município, mas principalmente pelo avanço da vacinação”, disse.

A prefeita Elisangela Pedroso comemorou os números e ressaltou que o resultado é fruto das ações adotadas pela administração municipal na luta contra a disseminação da Covid. “Foram três semanas bastante difíceis, mas com muito esforço e dedicação, de toda a nossa equipe de saúde, que esteve na linha de frente da pandemia, vencemos esse tempo nebuloso. E, felizmente está aí o resultado, os bons frutos começam a aparecer”, disse.

A ativação da Ala Respiratória, a contratação de mais um médico para otimizar o atendimento de pacientes, a testagem em massa da população e o avanço da vacinação foram pontos cruciais para a gestão da pandemia. O município está com 98% da população adulta com esquema vacinal completo (1ª e 2ª dose) e foram iniciados recentemente a dose de reforço na população acima de 50 anos, e crianças de 5 à 11 anos de idade.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!