Emerson Teixeira
Carambeí – O Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER) está empenhado em uma importante intervenção na PR-151, trecho conhecido como a ‘descida da Frankanna’, entre Carambeí e Ponta Grossa. Esta iniciativa objetiva, primordialmente, aumentar a segurança dos motoristas que trafegam nessa via que, nos últimos anos, viu um significativo aumento no fluxo de veículos.
O trecho em questão é amplamente utilizado pelos funcionários das empresas da região, como a Montadora DAF, Maltaria Campos Gerais (em fase de construção) e Unidade de Beneficiamento de Leite da Frísia. Diariamente, esses trabalhadores dependem dessa rodovia para retornar a Ponta Grossa ou acessar suas respectivas indústrias. O aumento na circulação de veículos tornou vital o aprimoramento das condições viárias.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, que também responde pelo DER-PR, explicou que a obra em andamento busca corrigir essa situação e melhorar a segurança dos usuários. Além disso, ele revelou que está em discussão a possibilidade de antecipar a construção de um viaduto, previsto no novo pacote de concessões rodoviárias do estado. “Estamos fazendo as obras emergenciais para corrigir. Nós estamos discutindo junto com a Maltaria e a DAF, a possibilidade da construção antecipada desse viaduto. As empresas estão trabalhando em um projeto de construir nesse ponto uma interseção em desnível para atender o retorno, atender as fábricas, isso está sendo discutido com o governo do Paraná”, adiantou o secretário.
Radar
Outra medida já implementada no local foi a instalação de um radar de velocidade, após estudos criteriosos da área. O radar visa alertar os condutores sobre as regulamentações de velocidade, estabelecendo limites de 80 km/h e 60 km/h na área de retorno. No entanto, antes da instalação, foram observados diversos casos de veículos excedendo esses limites, chegando a velocidades de até 120 km/h, contribuindo para um cenário preocupante de acidentes.
De acordo com dados fornecidos pelo serviço de operação de tráfego do DER-PR, no km 315, onde o radar foi implantado, foram registrados 12 acidentes sem vítimas e 5 com vítimas no período entre março de 2022 a agosto de 2023.
Viaduto
Na próxima sexta-feira (29) está previsto o leilão do Lote 2 do novo pacote de concessões rodoviárias do Paraná. A concorrência está marcada para as 14 horas do dia 29 de setembro na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, com transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube. A PR-151 faz parte desse pacote que será entregue à iniciativa privada, e entre as obras previstas estão a construção de três viadutos ao longo da extensão da rodovia, sendo eles nos km 318,800, km 315,080 (Trevo da Frankanna) e km 311,630.