Vinicius Machado
Especial Página Um News
As fortes chuvas ocorridas entre esta e a última semana, acarretaram em transtornos e prejuízos enormes nos municípios de Porto Amazonas e São João do Triunfo, nos Campos Gerais.
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), por meio da presidente, prefeita de Carambeí Elisangela Pedroso, organizou pontos de arrecadação de alimentos, roupas, produtos de higiene e materiais de construção para a população das duas cidades. As doações podem ser feitas na sede da AMCG – rua Ataulfo Alves, 531-, Jardim América, em Ponta Grossa.
Além deste ponto, também foi incluído como local de arrecadação cada uma das prefeituras que integram a associação, assim como suas respectivas secretarias de Assistência Social e Cras. “A corrente do bem é de suma importância, são muitas famílias desabrigadas […], estamos mobilizando todas as cidades dos Campos Gerais para a doação”, explica Elisangela. A logística e as entregas ficarão por conta dos prefeitos das cidades.
No caso de Porto Amazonas, uma das cidades mais atingidas em todo o estado, a situação foi maior, pois o Rio Iguaçu, que corta a cidade, subiu sete metros, muito acima da média normal. A cidade, que está em situação de emergência, ainda contabiliza os estragos. Foi decretado pelo prefeito Elias Jocid Gomes da Costa estado de emergência no início desta semana. Além disso, a prefeitura optou por cancelar as aulas em todo o município.
As doações já começaram a ser feitas, mas não há previsão para quando será enviada a primeira remessa de donativos para Porto Amazonas e São João do Triunfo.