Aluna de Carambeí é destaque no programa Ganhando o Mundo e se prepara para intercâmbio internacional

Alana Pires, do Colégio Cívico-Militar Eurico Batista Rosas, ficou em 1º lugar no município e aguarda definição do país de destino

0 70

Emerson Teixeira*

Carambeí – A estudante Alana Pires de Oliveira Ramos, aluna do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Cívico-Militar Eurico Batista Rosas, do bairro Boqueirão, é uma das jovens paranaenses selecionadas para o Programa Ganhando o Mundo, iniciativa do Governo do Paraná coordenada pela Secretaria de Estado da Educação.

Nesta segunda-feira (7), mais 99 estudantes da rede estadual embarcaram para a Austrália, e outros seguem em preparação para as próximas etapas do programa. Alana está entre os selecionados e aguarda com entusiasmo o destino do seu intercâmbio, que pode ser em países como Canadá, Nova Zelândia ou Austrália.

“Eu estou com grandes expectativas para esse intercâmbio. Acredito que vai ser uma experiência única e muito boa para mim, né? Eu nunca andei de avião, então essa vai ser a minha primeira vez e eu estou muito ansiosa. Espero aprender muito, não só na parte acadêmica, mas também sobre uma cultura nova, novas pessoas, novas formas de ver o mundo. Eu sei que não será fácil, mas eu tô pronta para encarar e aproveitar ao máximo”, declarou Alana.

Alana ao lado de seu pai Augusto Ramos

 

Segundo a vice-diretora da escola, Ana Wiewslava, Alana obteve o melhor desempenho entre todos os alunos de Carambeí no processo de seleção do programa. “Ela tirou o primeiro lugar geral do município entre os classificados. É uma honra muito grande ver que nossos alunos estão se destacando. Dos oito classificados em Carambeí, o nosso colégio teve o maior número”, destacou.

Ana ainda lembrou que esta é a terceira vez que a escola participa do programa: “Nosso primeiro aluno a ser selecionado foi o Samuel André, que foi para o Canadá. Depois veio a Camila Mendes de Lima, que foi para a Nova Zelândia. Agora temos a Alana, que é motivo de orgulho para toda a nossa equipe”.

A conquista também é motivo de emoção para a mãe da estudante, Luciane Pires. “Pra mim foi uma emoção muito grande quando eu recebi a notícia de que minha filha foi aprovada. Confesso que no começo fiquei um pouco insegura, porque é difícil pra uma mãe ficar longe dos filhos, mas depois entendi a importância dessa oportunidade. Ela sempre foi muito dedicada, muito estudiosa, e além disso, tem um talento lindo: ela canta. Estou muito orgulhosa”, afirmou.

2025
A edição 2025 do Ganhando o Mundo comporta 1.300 alunos. Com o embarque desta segunda-feira, 889 já seguiram viagem para países de língua inglesa, entre os quais Canadá e Nova Zelândia. Outros 411 ainda esperam ansiosamente para carimbar os passaportes. Em julho, mais 86 estudantes vão para a Austrália; em agosto, 150 seguem para o Reino Unido; em setembro, o destino de 75 dos selecionados é a Irlanda. Os Estados Unidos receberão outros 100 alunos de escolas agrícolas, como parte do Ganhando o Mundo Agrícola, também no mês de setembro.

2026 
O processo de seleção dos alunos para a próxima edição do projeto já está em fase final. A primeira convocação foi na semana passada, com o nome de 589 alunos, que agora precisam providenciar a documentação para oficializar a participação no programa em 2026. Eles foram os primeiros colocados dos 389 municípios paranaenses que inscreveram candidatos, com pontuação e status dentro da classificação geral, e outros 200 beneficiários do Bolsa Família. Serão 2 mil estudantes que farão intercâmbio na Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.

Ganhando o mundo 
Maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil voltado à rede pública estadual, oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar experiências acadêmicas e culturais em instituições internacionais de excelência. Desde a sua criação, em 2022, mais de 2.500 alunos, professores e diretores já foram beneficiados pela iniciativa, que ultrapassa R$ 500 milhões em investimentos – cobrindo passagens, bolsa-auxílio, documentação e suporte completo.

*Com AEN

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.