Agenda cultural tem novo espetáculo do Balé Guaíra e muitas exposições

0 90

AEN

A agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva para todas as idades, com destaque para shows, espetáculos, literatura e artes visuais. Os eventos ocorrem nos espaços administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná.

Na terça-feira (12), o Setor Educativo do Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) realiza a atividade “Andersen vai à praça”, uma visita guiada pela praça onde estão diversas obras do artista.

Em celebração ao Novembro Negro, diversos espaços da Cultura Paraná, como Biblioteca Pública do Paraná e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná, prepararam programações especiais.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Funcionamento especial – Devido ao feriado nacional da Proclamação da República e à adesão ao adiamento do feriado facultativo do Dia do Servidor Público, a Biblioteca Pública do Paraná estará fechada na quinta-feira (14), sexta-feira (15) e sábado (16). As atividades culturais serão retomadas na segunda-feira (18), a partir das 8h30.

Jornal Cândido – O periódico on-line Cândido, edição 155, está disponível, com uma reportagem especial sobre como grandes autores tiveram seus escritos impactados pelo extrativismo ambiental no Brasil, causado pela prática da cafeicultura, principalmente na Floresta da Tijuca (RJ), cenário de textos de Clarice Lispector, Monteiro Lobato e José de Alencar. Ainda, na retranca, uma prateleira de livros que inspiraram o tema da reportagem.

A publicação também traz uma entrevista com Mariana Carolo, que está lançando o livro “Meridiano Infinito: Notas de David Foster Wallace”, pela editora Madame Psicose, um ensaio sobre a influência de Cormac McCarthy nos textos de Wallace; os relatos da paranaense Almira Maria Maciel, militante histórica do Movimento Negro Unificado (MNU), para a série Mulheres contra a Ditadura; um ensaio de Adriana Tulio Baggio sobre a obra de Carolina Nabuco (1890-1981), escritora e tradutora brasileira; além de outros conteúdos inéditos. Acesse em: bpp.pr.gov.br/Candido

Exposição “A Lobo” – Permanece no hall térreo, até 30 de novembro, a exposição dos desenhos e ilustrações de crianças e pais, participantes do “A Lobo”, que faz parte do projeto cultural de Maira Pires de Castro. As artes também estão presentes no livro “A Lobo”, que retrata, a partir da visão dos pequenos, uma narrativa intimista sobre bem-estar das comunidades curitibanas, incluindo saúde mental, a criação de um diálogo coletivo não-violento e a importância de uma educação infantojuvenil que priorize a inteligência emocional e independência intelectual.

Oficina Permanente de Poesia – Realizada todas as quintas-feiras, das 18 às 19h45. Coordenado pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Conta com estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual. Além disso, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro ocorre no dia 14.

Roda de Leitura 60+ – Encontros quinzenais voltados para o público acima de 60 anos, focados na leitura e discussão de obras da literatura mundial e de ciências que promovam a saúde socioemocional. É na segunda (11), às 15 horas, na Sala de Reuniões do segundo andar. As inscrições estão encerradas.

Lançamento do livro “A desFrutada” – É nessa terça-feira (12), às 17 horas, no hall térreo da Biblioteca, com sessão de autógrafos e bate-papo com a organizadora do livro, Ju Lopse.

Programação especial Novembro Negro – Para marcar o Mês da Consciência Negra, na qual é celebrado no Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro, a BPP vai promover uma série de eventos especiais. A programação será divulgada em breve nos canais oficiais de comunicação da Biblioteca e da Secretaria da Cultura. Enquanto isso, visitantes já podem conferir a Estante Afro Maria Águeda, que reúne mais de 500 títulos de temática e autoria negra e foi temporariamente realocada para o hall térreo.

Seção Infantil

Sábado Lúdico – Projeto voltado para crianças de 6 até 12 anos, com atividades de RPG de mesa e board games. O objetivo é dar espaço para a criatividade na imaginação de cenários, personagens e histórias, e incentivar a socialização com os colegas. É no dia 9, das 10 às 12 horas, no Multimeios/Gibiteca.

Oficina de desenho (“A Lobo”) – É parte do projeto cultural “A Lobo”. A oficina segue o mesmo modelo de trabalho dos encontros que originaram a exposição no hall térreo. Por meio de sombras criadas por objetos do cotidiano e partes do corpo, as crianças serão incentivadas a usar a sua criatividade para esboçar desenhos e inventar histórias em um papel kraft. É no sábado (9), às 10 horas.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

“Estão Todos Bem” | Classificação: +12 | Duração: 1h 39 minutos

“Gente Grande” | Classificação: +12 | Duração: 1h 42 minutos

“A Escalada” | Classificação: +14 | Duração: 1h 41 minutos

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)

Quarta Pública – No dia 13 de novembro, a “Quarta Pública” do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) oferece uma oficina especial para celebrar o Mês da Consciência Negra. Com o tema “Quais são os artistas negros que te inspiram?”, a atividade busca homenagear a contribuição de artistas negros, resultando em uma obra coletiva criada pelos participantes. A oficina acontece na Sala 9, no MAC no MON, a partir das 14h30. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.

Prorrogação – Exposição “Coletiva” – A mostra “Coletiva” na Sala Aberta do MAC Paraná segue em cartaz até 31 de janeiro de 2025. Desde abril, a sala 9 do Museu Oscar Niemeyer foi transformada em um espaço de criação, onde artistas convidados compartilham seu processo com o público. A exposição apresenta trabalhos de Akhan, Coletivo Brutas, Izadora Figueiredo, Luiz Moreira, Nicholas Steinmetz e Rimon Guimarães. Curadoria de Carolina Loch e Joanes Barauna.

Museu Casa Alfredo Andersen

Andersen vai à praça – Na terça-feira (12), o Setor Educativo do MCAA receberá o público externo em uma tarde de visita guiada e jogos na praça Alfredo Andersen (295, Bigorrilho, Curitiba). Localizada na frente do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, o espaço contém algumas obras do pai da pintura paranaense e terá um standing com diversos jogos relacionados às artes visuais para aproveitar com toda a família. O evento gratuito, inicia às 14 horas e é aberto a todas as idades.

Exposição “Essência em Preto e Branco” – Segue em cartaz a exposição “Essência em Preto e Branco”. Nesta jornada sensorial, a artista plástica Leila Versetti guia o público em um encontro íntimo com sua identidade artística, proporcionando reflexões sobre a força e resiliência da verticalidade e encorajando os olhares a explorar as nuances de cada detalhe. A exposição permanece na Sala Ana de Oliveira até dia 24 de novembro. Entrada Gratuita.

Exposição “Segredos da Cor” – A exibição da mostra “Segredo da Cor”, de Cecifrance Aquino, foi prorrogada até 15 de novembro na Sala Rotativa. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano em pinturas cheias de brasilidade e cor. Entrada gratuita.

Campanha Artística – O Museu Casa Alfredo Andersen é ponto de coleta da campanha de arrecadação de material têxtil para a residência artística de Ana Artigas. São aceitos tecidos, fios, retalhos, botões, carretilhas, aviamentos, barbantes e lãs. A campanha fica até 30 de novembro, de terça a domingos (10 às 17 horas). As doações devem ser feitas direto no MCAA.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Exposição “Desver” – “Desver” é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.

“Cartas para o futuro” – A exposição de Bruna Alcantara termina neste domingo (10). A partir do acervo do MIS, com fotos do antigo estúdio de fotografia Foto Brasil e as coleções de Guilherme Glück, Dario Velloso e Stelinha Egg que foram doadas ao museu, Bruna propôs um diálogo entre o passado e o presente com frases expressivas e sarcásticas que denunciam violência, coerção e assédio às mulheres. A entrada é gratuita.

Música – Na quarta (13), às 18 horas, a noite musical do projeto semanal Tons Vizinhos, parceria entre MIS-PR e Unespar, terá sessão aberta de Jam. Entrada livre e gratuita.

Museu Paranaense (MUPA)

Exposição “Objeto Sujeito” – Está em cartaz a exposição “Objeto Sujeito”, mostra coletiva de longa duração que apresenta obras de 12 artistas brasileiros contemporâneos, que dialogam com o acervo histórico do MUPA. A exposição é fruto de um trabalho conjunto entre os curadores Felipe Vilas Bôas e Richard Romanini, da equipe do MUPA, e a curadora convidada Pollyana Quintella. Entrada gratuita.

Exposição “Lange de Morretes: entre-paisagens” – Com curadoria do pesquisador Marco Baena, a mostra explora a produção do artista Lange de Morretes, destacando pinturas restauradas, além de materiais como fotografias, documentos e conchas que refletem seu interesse científico pela malacologia, o estudo dos moluscos.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Arte para maiores | Encontro na exposição África – Os encontros do mês de novembro do Arte para Maiores serão realizados na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, dedicada ao acervo de arte africana do MON. No próximo encontro, 12 de novembro, a equipe do museu fará uma visita mediada à exposição e, em seguida, conduzirá uma oficina para encerrar o encontro.

A atividade acontecerá das 14 às 17 horas, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do MON, e é voltada para pessoas com 60 anos ou mais. Para participar, não é necessário ter conhecimento prévio em arte. A entrada no museu é gratuita para maiores de 60 anos, mas é necessário fazer inscrição AQUI.

Mediação | Alex Flemming 70 Anos – No dia 13 de novembro, quarta-feira de entrada gratuita, o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece uma visita mediada à exposição na Sala 3, às 15 horas, com intérprete de Libras. A atividade é gratuita e aberta a todos os públicos, sujeita à lotação. Para participar, basta comparecer ao local no horário programado. A visita, que inclui 80 obras produzidas entre 1982 e 2023, convida o espectador a refletir sobre as fronteiras da representação e da identidade. Os participantes que desejarem declaração de horas devem assinar a lista de presença e solicitar o documento posteriormente pelo e-mail [email protected].

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

“Orfeu e Eurídice” – Balé Teatro Guaíra – Na obra, Orfeu invade o mundo inferior, pertencente ao reino dos mortos, para resgatar sua amada Eurídice, desafiando os deuses e sua própria dor, enfrentando uma jornada na qual o público vai refletir sobre questões do amor e da perda, do real e do mítico. Trazendo o popular e o sagrado, o real e o simbólico, o espetáculo une a cultura urbana das grandes cidades e o clássico universal da mitologia grega. Apresentações no sábado (9), às 20h30, no domingo, às 18 horas, e na segunda, às 20h30. Ingressos à venda no site Deu Balada e na bilheteria do Teatro Guaíra.

Guairinha

Orquestra à base de sopro e grupo Fato 40 anos – Dois dos mais representativos grupos da cena musical curitibana se encontram em um evento que promete ficar marcado na história da música paranaense. As apresentações acontecem no sábado (9), às 20 horas, e no domingo (10), às 19 horas. Ingressos AQUI.

José Maria Santos

Projeto “Espanto” – A nova obra, dirigida por Sueli Araujo, propõe uma reflexão sobre o espaço político da mulher a partir da experiência na resistência à ditadura militar brasileira entre 1964 e 1985. As apresentações acontecem na sexta (8) e sábado (9), às 20 horas, e domingo (10), às 19 horas. Ingressos a partir de R$ 10, disponíveis na bilheteria do teatro.

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm news e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!