Da Redação
Depois de um final de semana de muitos saltos no Aeroporto Municipal Neodo da Silva Pereira, Castro já se organiza para receber de 22 a 24 de setembro paraquedistas e a aeronave Beech 99, para treinamento de formação, free Fly, saltos duplos e formação de alunos. O público esperado para os dias da prática é o mesmo que procura aventura. “São pessoas que buscam no esporte a sensação de liberdade, adrenalina e felicidade que o paraquedismo proporciona”, detalha Danilo Baez, vice-presidente d Clube Escola Skydive Castro Paraquedismo.
A reportagem do Página Um News conversou com Baez, um dos responsáveis pela prática e instrução desse esporte. “Além da ótima localização, também tem o fato da sua topografia ser plana e o aeroporto estar localizado em uma região com muita área de escape, tornando Castro uma das áreas mais seguras do Brasil para a prática do esporte”, explica.
No último final de semana, os alunos saltaram de uma altura de 12 mil pés, o que corresponde a 3 mil e 600 metros; no próximo mês os altos partirão de 14 mil pés, ou seja, 4 mil e 200 metros.
Para Danilo, o esporte pode proporcionar, como todos os outros, uma leve exaustão. “Há o desgaste físico de treino como em qualquer esporte, no entanto, posso afirmar que ficamos leves e extasiados a cada salto realizado”, explica.
Curso
A escola de paraquedismo possui curso para quem quer se tornar paraquedista, partindo do teórico, passando para sete níveis de saltos práticos, acompanhados sempre de dois instrutores qualificados. Ao fim desta prática e alcançando êxito, o aluno já está apto a saltar sozinho da aeronave com o auxílio de rádio para sua navegação e pouso até atingir 25 saltos. Alcançando essa condição, ele já pode ser considerado atleta Categoria A. O tempo para formação desta fase varia de pessoa para pessoa, de 2 a 4 meses.
Vinda do Bope
O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) escolheu Castro para aprimorar suas habilidades. Durante o treinamento realizado na semana passada, os militares participaram de aulas teóricas e práticas de salto. Baez, frisa que a previsão do curso era de dois dias, mas foi concluído em apenas um. “Com aproveitamento de 100% nos saltos realizados, essa parceria mostrou resultados promissores e reforçou a excelência do treinamento.