Ação de serviços atende moradores em situação de rua

0 4

Da Assessoria

Ponta Grossa- A Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa encerrou a programação da Semana alusiva ao Dia Nacional da Luta População em Situação de Rua com uma ação de serviços realizada, na sexta-feira (18), no estacionamento do Restaurante Popular.

Durante a ação, os moradores em situação de rua receberam orientações sobre programas sociais na Unidade Móvel do CRAS. Eles também puderam atualizar a carteirinha de vacinação no Ônibus da Vacina e fazer exames disponibilizados pelo SAE/CTA. Uma equipe da Agência do Trabalhador foi responsável pelo encaminhamento para cursos e vagas de emprego disponíveis.  

Ex-usuário de drogas, Daniel Souza Mendes, pretende fazer um curso de barbeiro. “Eu moro na rua, mas a minha intenção é conseguir um emprego e mudar de vida.”, revela.

Parceira do Programa Selo Social, a Barbearia Jhonn Barber participou da ação com o serviço de corte de cabelo e barba.

O seu Osvaldo Wagner não se importou de ficar na fila para dar um trato no visual. “A gente precisa se cuidar, com o cabelo cortado e a barba feita ficamos até mais animados.”, diz.

Os moradores em situação de rua também ganharam roupas arrecadadas na Campanha PG Sem Frio. “Agora tenho uma calça jeans nova. Estava precisando. Moro nas ruas há muitos anos, e não tenho condições de comprar”, afirma Mauro Fernandes.

O seu Olivir Barbosa foi outro que saiu satisfeito. “Aqui tem de tudo, a gente precisa às vezes de uma camisa, de um agasalho. Hoje eu também tomei banho, café e fiz um lanche”, comemora.

O kit lanche foi fornecido pela FASPG. De acordo com a presidente da fundação, Tatyana Denise Belo, o propósito da ação era atender as necessidades dos moradores em situação de rua.

“Durante essa semana realizamos ainda atividades com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre os direitos dessa população. Algumas dessas ações, como a panfletagem na área central da cidade, devem acontecer semanalmente. O projeto do Banho Solidário também está sendo retomado. E várias outras propostas foram apresentadas na audiência pública que realizamos na Câmara Municipal. Acreditamos que a participação da sociedade civil é fundamental na elaboração e aprimoramento das políticas públicas na área da Assistência Social”, avalia a presidente.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!