Abrajet-PR celebra 41 anos de história e reforça atuação no fortalecimento do turismo paranaense

Associação de Jornalistas de Turismo foi fundada em Curitiba hoje expande sua presença em diferentes regiões do Estado, promovendo experiências, parcerias e integração com o setor

0 1

Da Redação

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Paraná (Arajet-PR) completou 41 anos de fundação neste 18 de setembro, data que remete a 1984, quando um grupo de jornalistas visionários se reuniu no restaurante do Hotel Deville Colonial, em Curitiba, para criar uma entidade voltada à valorização da imprensa turística.

Na ocasião, participaram da fundação os profissionais Almir de Lara, Dayse Regina Ferreira, Ives Chevalier, Luiz Júlio Zaruch, Rosy de Sá Cardoso e Senival Silva. Destes, a Abrajet-PR ainda tem a honra de contar com o profissionalismo, ética e companheirismo de Luiz Júlio Zaruch, ativo na entidade até hoje e membro do Conselho Municipal de Turismo de Curitiba.

Desde então, a Associação se consolidou como a legítima representante dos jornalistas de turismo no Paraná, mantendo como princípios a independência editorial, a ética e o compromisso de divulgar o turismo como força econômica e cultural.

Nos últimos quatro anos, a gestão do presidente Jean Luiz Féder trouxe uma série de iniciativas que fortaleceram a atuação da entidade tanto no Paraná quanto no cenário nacional. Entre os destaques está a participação ativa no Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), inclusive nos grupos que elaboraram o novo decreto de constituição e o regimento interno do conselho.

A Abrajet-PR ampliou sua presença nos Conselhos Municipais de Turismo de Curitiba, Foz do Iguaçu, Toledo, Castro e Ponta Grossa, além da Câmara de Turismo da Fecomércio Paraná. Outra frente relevante foi a atuação no projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro, desenvolvido em parceria com a Fecomércio e o associado Alberto Viana.

Além da representação institucional, a Associação vem promovendo viagens de conhecimento e experiências em diferentes regiões do Estado, ação que contribui para dar visibilidade a destinos emergentes e consolidar o Paraná como referência no turismo nacional.

A entidade ainda firmou parcerias estratégicas com o Viaje Paraná e o Sebrae-PR, marcou presença no Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau, além de organizar press trips para jornalistas especializados, ampliando a divulgação de destinos turísticos e fortalecendo a imagem do Paraná como Estado inovador e competitivo no setor. “A data simboliza não apenas uma trajetória de conquistas, mas também um futuro promissor”, reforça a jornalista Silvana Canal, de Foz do Iguaçu, que assume a presidência da entidade em outubro.

 

Participe da comunidade no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.