80% dos adolescentes de Toledo já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19

80% dos adolescentes de Toledo já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19

AEN

O município de Toledo, no Oeste, já aplicou 9.263 primeiras doses (D1) do imunizante contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos até esta terça-feira (31). O número da Secretaria municipal representa 80,9% da população de 11.438 adolescentes nesta faixa etária, segundo a estimativa do Ministério da Saúde.

O município é o único do Paraná que está vacinando menores de 18 anos, isso porque a cidade foi escolhida pela farmacêutica norte-americana Pfizer para sediar um estudo observacional da vacina no Brasil, com a participação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A pesquisa pretende analisar como o vírus Sars-CoV-2 se comporta em uma cidade de porte médio com toda a população imunizada.

“Para nós é de extrema importância que Toledo tenha sido escolhida para participar do estudo e dar início a imunização dos jovens paranaenses. Não temos dúvidas de que nos próximos dias essa vacinação estará acontecendo nos 399 municípios”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A vacinação deste público começou na última sexta-feira (27), logo após o envio de 35.173 doses adicionais enviadas pelo Ministério da Saúde, destinadas exclusivamente para Toledo. O município estendeu o horário de vacinação até esta terça-feira (31), com quatro postos funcionando das 8h às 23h.

Agora, a Secretaria municipal disponibiliza três pontos vacinais, com horário das 8h às 12h para D1 e 12h às 16h para segundas aplicações (D2). A vacinação está aberta para todas as pessoas acima de 12 anos.

Já para esta sexta-feira (3), o município irá iniciar a vacinação no interior, onde vivem cerca de 9% dos habitantes da cidade. Segundo o cronograma da pasta municipal, a imunização deve ocorrer até a próxima quinta-feira (9), quando a cidade deve alcançar 100% do público acima de 12 anos vacinado com pelo menos uma dose.

População adulta

A estimativa do Ministério da Saúde é que Toledo tenha 110.052 pessoas acima de 18 anos. Destas, 105.533 receberam a primeira dose (D1) ou dose única (DU), chegando a 95,8% da população vacinada com pelo menos uma dose nesta faixa etária.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!