Emerson Teixeira
No município de Castro, as cores da bandeira brasileira ganharão vida e o espírito patriótico tomará conta das ruas em mais um tradicional desfile de 7 de Setembro. Este evento marcante reunirá a comunidade na Rua Coronel Vidal Martins de Oliveira, no trecho compreendido entre as ruas Santos Dumont e Rui Barbosa, para celebrar a independência do Brasil.
A Prefeitura de Castro organizou uma programação especial com duração aproximada de 2 horas, que promete envolver e emocionar os presentes. Entre os participantes confirmados, destacam-se as escolas públicas e privadas, o Exército Brasileiro, a Polícia Militar, e o Corpo de Bombeiros, além de diversas entidades locais.
A solenidade está marcada para começar pontualmente às 8 horas, com o hasteamento dos pavilhões no Parque Lacustre, um momento que simboliza o amor e a devoção à pátria. O desfile encerra com chave de ouro a programação da Semana da Pátria em Castro.
As festividades tiveram início na Escola Municipal de Estação do Tronco, na última segunda-feira. Na unidade, alunos tiveram a oportunidade de demonstrar seu patriotismo com a apresentação do pavilhão, conduzida pelo 3º sargento do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Nilton Edmundo Lemos. Além disso, os alunos da escola e do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Turma do Pererê se apresentaram e a fanfarra da Escola Professor José Antonio Flygare Telles (CAIC) emocionou o público com suas músicas.
A secretária de Educação de Castro, Rejane Nocera, ressaltou a importância das comemorações patrióticas. “Que bom sermos brasileiros, vivermos em um país que não tem guerra, que não tem terremoto e que dá condições aos alunos de irem para a escola diariamente. É esse país que nós temos que amar e cuidar. Que tenhamos uma semana abençoada para homenagear nosso país”, enfatizou.
Além das celebrações na sede do município, a equipe da Secretaria Municipal de Educação percorreu o interior, levando sessões cívicas para comunidades como Maracanã e Abapan. O distrito do Socavão também foi palco de um emocionante desfile, reunindo alunos de escolas de comunidades vizinhas, como Cercado, Butiazal e São Luiz dos Machados. Atividades patrióticas foram realizadas em diversas localidades, incluindo Guararema, Terra Nova e Castrolanda.
Carambeí
No município não é realizado o desfile de 7 de Setembro que, normalmente, acontece em 13 de dezembro, alusivo ao aniversário de emancipação.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura desenvolveu a terceira edição da Semana da Pátria, que reuniu os alunos em sessões cívicas no hall do Paço Municipal. “Desde que assumimos a gestão, optamos em trazermos os alunos da rede municipal e privada de ensino aqui na prefeitura para comemorarmos a Semana da Pátria, e esse ano a grande novidade foi trazer os familiares que para que viessem prestigiar seus filhos. Outro ponto importante foi a apresentação da nossa fanfarra, onde fizemos um investimento em instrumentos e em vestimentas”, descreve a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso.
Piraí do Sul
A prefeitura optou por realizar o desfile no dia 17 de Setembro. “A decisão de mudar o dia do desfile público foi tomada tendo em consideração a participação das Bandas e Fanfarras de outros municípios que expressaram seu desejo de abrilhantar o evento. Fomos informados de que essas bandas já têm compromissos firmados para o dia 7 e, com o objetivo de garantir a participação delas e enriquecer ainda mais o nosso evento, optamos por reagendar o desfile público para uma data em que essas atrações possam estar presentes”, informou a assessoria de comunicação da prefeitura de Piraí do Sul.
Tibagi
No município de Tibagi não será realizado desfile alusivo ao 7 de Setembro.