Da redação
Tibagi – Com as eleições se aproximando, a justiça eleitoral – por meio dos cartórios e fóruns eleitorais, realiza treinamentos em todo país para mesários, secretários, administradores de prédio e presidentes de seções eleitorais.
Em Tibagi, a capacitação para colaboradores que atuarão nas votações foi realizada entre os dias 13 e 14 de setembro, no Fórum Eleitoral da cidade, e dia 15 nos distritos de Caetano Mendes e São Bento do Amparo.
Em conversa com a reportagem do Página Um News, o chefe de cartório eleitoral em Tibagi, Dirceu Wrobel Júnior, contou sobre os preparativos e a importância do treinamento dos mesários para as eleições de outubro no município.
“É um momento para que eles tirem dúvidas sobre questões ocorridas em pleitos anteriores e para que a Justiça Eleitoral receba o feedback deles em relação à percepção de quem está na linha de frente das eleições, sobre detalhes e especificidades que ocorrem no dia da votação”, explica.
Segundo Wrobel, eram aguardados 129 pessoas no treinamento, entre presidentes e primeiros mesários, e apenas 19 deles não compareceram, devido a fatores climáticos ou residência em outra cidade, mas não haverá prejuízos, pois “a maioria dos faltantes já são mesários com experiência no processo eleitoral, não acarretando, portanto, prejuízos ao processo e as situações serão analisadas e decididas pelo Juiz Eleitoral”, ressalta.
No município são esperados 14.531 eleitores, que vão votar em um dos três locais na área urbana ou nos outras dez, localizados no interior e distritos do município.
Ventania
Pertencente ao cartório eleitoral regional de Tibagi, Ventania também teve treinamento, realizado na sexta-feira (16), na cidade e no distrito Novo Barro Preto. O município conta com quatro locais de votação, dois na área urbana, um no Distrito de Novo Barro Preto e outro no Distrito de Água Clara. São 22 seções eleitorais, na qual votam 7.292 eleitores.
Entre as mudanças em 2022, foi remanejado o local de votação no distrito de Novo Barro Preto. Colégio Pedro Marcondes Ribas recebe os votantes, em virtude das obras que estão sendo realizadas na Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira.