Museu da Imagem e do Som publica caderno dedicado ao tempo e à memória

Museu da Imagem e do Som publica caderno dedicado ao tempo e à memória

AEN

O Museu da Imagem e do Som do Paraná retoma a publicação dos Cadernos do MIS, que reflete a memória do Paraná através do acervo da instituição. Ele oferece ao público um novo olhar para a história do MIS-PR e seu acervo.

Intitulada “Imagens do MIS, Diálogos com o Tempo”, essa nova edição é resultado de um mergulho no acervo, quase um desdobramento da exposição de mesmo nome, ainda que independente. A mostra coloca em perspectiva o catálogo do Museu, propondo uma busca que só as tecnologias fotográficas permitem. As imagens do passado, antes descritas principalmente pela memória, puderam ser impressas e vistas no cinema e na televisão. 

Assim como a exposição, esse Caderno do MIS é constituído de fotografias reproduzidas de antigas chapas de vidro e outras coleções fotográficas. Mostra aspectos da cultura e da história do Paraná e percorre um período do início do século XX até a década de 1980.

Esta 25ª edição marca o retorno do MIS à sede definitiva no Palácio da Liberdade. O museu pôde readequar seu acervo e retomar suas atividades, de caráter público e disseminação do conhecimento sobre o audiovisual na história do Estado.

Os Cadernos do MIS foram criados em 1988 por Valêncio Xavier e descontinuados em 2001, reunindo o pensamento de Sylvio Back sobre o cinema documental, em sua 24ª edição.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!