MON e Japan House São Paulo firmam parceria para exposições

MON e Japan House São Paulo firmam parceria para exposições

Agência Estadual de Notícias

O Museu Oscar Niemeyer (MON) e a Japan House São Paulo (JHSP) assinaram termo de cooperação que prevê exposições e intercâmbio de conteúdo educativo, entre outras realizações conjuntas. A primeira ação desta parceria será a exposição Japonésia, de Naoki Ishikawa, considerado um dos artistas mais relevantes no cenário atual da fotografia no Japão. A mostra será inaugurada no MON em 11 de fevereiro, na sala 7.

O protocolo de intenções foi firmado pela diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, e pelo presidente da Japan House São Paulo, Eric Klug, na presença da Superintendente de Cultura do Estado do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, e do Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Takagi Masahiro. “Esta parceria enfatiza a intenção do MON em ampliar os horizontes, indo além da influência eurocêntrica e apresentar ao seu visitante a arte asiática, a africana e a latino-americana”, destaca a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika.

“O Paraná e o Japão têm uma forte afinidade, a começar pela importante presença dos descendentes de japoneses no perfil multicultural da população do Estado. Essa parceria vai estreitar ainda mais essa relação, nos colocando em contato com a produção artístico-cultural contemporânea desse país pelo qual temos tanto respeito e admiração”, afirma Luciana Casagrande Pereira, superintendente de Cultura do Estado do Paraná.

A Japan House São Paulo tem como objetivo ser uma base de difusão de diferentes vertentes da cultura japonesa e esta parceria amplia a rede de conexões com outras cidades e reforça a aproximação com o público paranaense. “Seguimos apresentando o Japão de hoje além dos muros de nossa sede em São Paulo e a parceria com o MON é um dos importantes movimentos neste sentido. Estamos felizes com esta concretização e com a aproximação com os paranaenses”, enfatiza o presidente Eric Klug.

Com curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo, a exposição Japonésia reúne 74 fotografias, que fazem parte de distintas séries realizadas por Ishikawa durante o período de 2009 a 2019. A mostra pretende revelar as particularidades do arquipélago nipônico, ressaltando sua diversidade de paisagens e de cultura, levando os visitantes a uma verdadeira expedição por um Japão desconhecido.

MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina e Moinho Anaconda.

JAPAN HOUSE

A JHSP é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente a cultura japonesa. Inaugurada em abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia.

Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum – o mais alto nível de reconhecimento do programa – concedida a edificações sustentáveis.

SERVIÇO

Japonésia, de Naoki Ishikawa

A partir de 11/2

Sala 7

http://www.museuoscarniemeyer.org.br

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!