UEPG lamenta morte do professor aposentado Elton Cunha Doná

UEPG lamenta morte do professor aposentado Elton Cunha Doná

Da Assessoria

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lamenta o falecimento do professor aposentado Elton Cunha Doná. O docente lecionou pelo curso de Engenharia Civil e era muito querido pelos colegas e amigos. Ele também foi sócio e diretor técnico da Projecon Engenharia Civil, fez parte do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG) e atuou junto ao Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac).

O Reitor da UEPG Miguel Sanches Neto lamenta a morte do docente e se solidariza com os familiares e amigos. “Era um professor extremamente querido pelos colegas de trabalho e pelos alunos. Uma pessoa comprometida com a conservação do patrimônio cultural e natural da região dos Campos Gerais. É uma perda muito grande para a instituição, uma vez que ele está relacionado diretamente com a consolidação do curso de Engenharia Civil da UEPG”, afirma.

Para o ex-reitor da instituição, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, o professor Elton Cunha foi  uma inspiração para muitos dos alunos que passaram pelo Curso de Engenharia Civil da UEPG. “Sempre cordial e atencioso com seus alunos, trazia para a sala de aula a experiência da atividade empresarial no ramo da construção civil e sabia como aliar a teoria à prática. Fui um desses alunos que viu no Elton uma pessoa para se guardar no coração, tanto que foi homenageado pela nossa turma, em março de 1979”, relembra. “Como colega de departamento sempre esteve muito presente em todas as atividades e sempre tinha uma palavra conciliadora e de incentivo para todos os demais professores e servidores. Foi, sem dúvida, um dos pilares na construção do excelente curso que temos hoje, um dos mais bem avaliados do Brasil”, complementa.

“Eu, em particular, além de ter sido arguído por ele na banca do concurso, segui de perto muitos dos seus passos. Fomos conselheiros no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, fomos colegas na direção da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa, onde ele foi um dos fundadores e grande incentivador. Se alguém tem o direito de ser homenageado com a famosa música ‘Ao Mestre com Carinho’, numa das versões em português, essa pessoa seria o Professor e Mestre Elton Doná”, finaliza Calos Luciano.

O chefe de Departamento do curso de Engenharia Civil também fez uma homenagem ao docente. “O professor Elton nos deixou muitos ensinamentos, grandes e lindas lições de vida. Exemplo de ética, competência e companheirismo.  Amigo gentil que, para sempre será recordado com carinho, respeito e admiração por todos os colegas do Departamento de Engenharia Civil”.

Segundo José Adelino Krüger, professor aposentado pelo Departamento de Engenharia Civil, Elton Cunha era um verdadeiro cavalheiro. “Convivi com o professor Elton sendo seu aluno e depois colega de trabalho. Ele tinha fala mansa, ponderada, pautada pela ética, pelos bons princípios. Nas rodinhas do cafezinho comentávamos que quando estava muito irritado, o impropério máximo que ele emitia era ‘puxa la vida’.  Enfim, uma pessoa agradável, que cumpriu na Terra sua missão de cultivar amizades, espalhar a harmonia e deixar um legado de bons exemplos”.

A secretária do departamento de Engenharia Civil da UEPG, Lourdes Marise Stolle da Luz, conta que trabalhou com o professor Elton por mais de 15 anos. “Pessoa exemplar. Profissional ético acima de tudo. Companheiro amigo gentil. Pessoa maravilhosa em todos os sentidos. Sabe aquela pessoa que passa respeito, competência, gentileza e amizade. Coração enorme, dono de uma bondade gigantesca. Só tenho boas palavras para com o nosso querido mestre.  Sentiremos muita falta dele com certeza”, reforça.

O velório ocorre na Capela do Cemitério Parque Campos Gerais e o sepultamento será hoje, às 15h30, no Cemitério São José. A universidade e a comunidade acadêmica se solidarizam com seus familiares e amigos.

Texto: Vanessa Hrenechen     Foto: acervo

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!