Da Redação
Reserva – Acontece nesta quinta-feira (7), noite de palestras do Programa Mulher Segura Paraná, no Salão Paroquial da Paróquia Menino Jesus. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, por meio da Polícia Militar, em parceria com a Polícia Civil, Prefeitura Municipal de Reserva, Procuradoria da Mulher, Ministério Público, Poder Judiciário, OAB e Conselho Comunitário de Segurança de Reserva e visa reunir a sociedade de Reserva e região, para entender o papel de cada uma destas instituições no combate à violência contra mulher.
De acordo com tenente Emerson Jose Muleta, comandante da 3ª Cia do 26º BPM em Reserva, a Operação Vida, criada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, é composta por duas vertentes: Operação Cidade Segura, e Operação Mulher Segura. Dentro desta, busca-se intensificar o policiamento nas cidades do Estado, com ações preventivas e repressivas por meio de cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, ações investigativas, patrulhamento , bloqueios de trânsito, bloqueios táticos, saturação de área, abordagens policiais, fiscalizações de veículos e pessoas que deslocam nas principais vias urbanas e rurais e áreas de maior circulação de pessoas e de maior incidência criminal, bem como campanhas educativas e orientativas.
O Programa Mulher Segura é composto por três etapas: inicia com ciclos de palestras e ações educativas, buscando orientar mulheres para que tenham ciência dos seus direitos, que sejam confiantes, bem preparadas e conscientes de suas qualidades. Monitoração Eletrônica simultânea de agressor e vítima com Medida Protetiva de Urgência – em fase inicial do processo licitatório e da regulamentação de Instrução Normativa. E numa terceira etapa Instalação da Sala da Mulher Segura nas Delegacias de Polícia Civil, para atender a vítima de violência.
O encontro conta com os palestrantes:
- Major Pablo de Oliveira Rodriguez, Subcomandante do 26º BPM
- Dr. Silas Belém de Castro, Delegado titular da Delegacia Regional de Reserva
- Dra. Gabriela Sanchez Ribeiro, Promotora de Justiça da Comarca de Reserva
- Dra. Luiza Hey Toscano de Oliveira, Juíza de Direito da Comarca de Reserva
- Dra. Lorena Lopes Benck, Cordenadora da ESA Subseção de Telêmaco Borba
- Dra. Luiza de Lima Alencar, representante da Procuradoria da Mulher
- Vereadora Sueli Justino, representante da Procuradoria da Mulher
- Thais Martins Didek, Secretaria Municipal de Saúde de Reserva
*Com Assessoria