Ponta Grossa retorna aulas em sistema híbrido

Ponta Grossa retorna aulas em sistema híbrido

Cleucimara Santiago

Ponta Grossa – A prefeitura municipal de Ponta Grossa, prorrogou desde sexta-feira (20), por mais 15 dias, as medidas restritivas de enfretamento à pandemia de Covid-19. A exceção ficou por conta da autorização a retomada das aulas bíblicas e de catequese, desde que seguido o protocolo de biossegurança para o retorno às atividades presenciais nas escolas públicas e privadas.

Continuam proibidas reuniões de pessoas em número superior a vinte e cinco em locais fechados, sejam culturais, esportivas, artísticas, políticas, científicas, comerciais e similares, devendo ser observado as regras de proteção à Covid-19, como uso de máscaras e álcool em gel. Também está em vigor o decreto que limita a participação de no máximo dez pessoas em velórios e limita a ocupação de 40% da capacidade de igrejas, templos, mercados, shoppings centers, lojas, galerias comerciais e pede respeito à distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas em locais públicos.

Todas essas medidas visam a necessidade de garantir o isolamento social, como forma indispensável para a evitar a proliferação do vírus causador da Covid-19, porém, em meio a tudo isso a volta as aulas tem causados muitas discussões e confusões.

Uma faculdade particular de Ponta Grossa suspendeu as aulas presenciais, após a morte de uma funcionária causada pela Covid-19.
O começo do ano letivo da rede municipal segue o esquema de ensino híbrido, embora a prefeitura tenha apostado no diálogo entre escolas e pais de alunos e investido em orientações, registrou grandes filas e aglomerações em pelo menos uma escola da rede.

A prefeitura de Ponta Grossa, através da assessoria de imprensa, afirmou que a escola foi um caso isolado, e que estudantes respeitaram o uso de máscaras, distanciamento e higiene. Segundo a prefeitura, estudantes estão se adaptando a nova rotina com muitos aprendizados dentro da nova realidade. Com ensino híbrido, aproximadamente um terço das crianças voltaram para a sala de aula nesta segunda – cerca de 9 mil alunos.

Enquanto a outra parte voltará na próxima semana, um terceiro grupo terá aulas somente de maneira remota. Assim, cada escola opera com 35% de sua capacidade. Mesmo com tantas mudanças, a avaliação da Secretaria Municipal de Educação (SME) é de que o primeiro dia foi mais tranquilo do que o esperado.

“Os alunos estão muito conscientes em relação ao que precisam fazer. As escolas estão bem sinalizadas e é grande a criatividade de nossos professores e das equipes gestoras para que todos sintam-se confortáveis, especialmente as crianças. É um momento de adaptação para todos: profissionais da Educação, crianças e também aos pais. Se agirmos com tranquilidade e com o objetivo sempre de ajudar, teremos um retorno muito positivo”, aponta a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.

Segundo a SME, todas as unidades receberam orientações para colocar em prática o Protocolo de Biossegurança, que contempla uma série de ações para o retorno seguro às aulas – desde o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) até a organização da entrada e saída. As orientações foram adequadas a cada uma das Escolas e CMEIs e podem receber melhorias.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!