Parceria fortalece ensino sobre a diversidade e preservação das riquezas naturais de Jaguariaíva

0 27

Da Assessoria

Jaguariaíva – O Projeto Bacia Escola está em plena atividade. Desenvolvido através da parceria entre a Prefeitura de Jaguariaíva, via SMECEL (Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), e a empresa Klabin, sob a supervisão da Associação de Turismo Sustentável Jaguariaíva Melhor do Paraná, nesta etapa o atendimento é de quase 400 alunos e professores do 3º ano do Ensino Fundamental I da rede municipal de educação.

Segundo a SMECEL, a premissa do Projeto Bacia Escola é que os estudantes se tornem agentes multiplicadores de informações sobre a captação, distribuição e preservação das nascentes. Na aula de campo, eles recebem equipamentos de proteção individual (EPI’s) e são acompanhados por um guia capacitado para a observação da captação da água do Rio Três Bocas e seu entorno. Também observam a fauna e flora local, fazem registros e são instruídos sobre a preservação do meio ambiente.

Passagem pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Três Bocas também faz parte da programação. Lá a turma aprende como são feitas a captação, tratamento e distribuição da água potável aos moradores do Primavera I, II e III, Santa Cecília, Vila Kenedy I e II, Bela Vista e parte do Vila Pinheiro. As crianças também fazem um lanche observando a natureza.

Instituído em 2020 e interrompido durante a pandemia, o projeto complementa o conteúdo que já é trabalhado na rede municipal de ensino sobre a diversidade e as riquezas naturais de Jaguariaíva. O Bacia Escola também atua diretamente no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas na área de hidrologia florestal e estuda os efeitos do manejo de florestas plantadas nos recursos hídricos.

Participe do grupo de WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!