Da Assessoria
Nem o tempo parcialmente encoberto desta terça-feira (8), impediu os apaixonados pela Lua e pelas estrelas de apreciarem o céu de Ponta Grossa. O projeto ‘Lua na UEPG’ realizou mais uma sessão noturna de observação, na Praça Santos Andrade, na área em frente ao prédio central. A iniciativa é resultado da colaboração do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Estaduais de Ensino Superior de Ponta Grossa (SINTESPO) e da Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas (SPCA).
Como de costume, foram oferecidos telescópios e orientação de astrônomos amadores para os interessados em dar uma espiada no céu. “A noite estava algo fria e nebulosa, mas, mesmo assim, os presentes conseguiram dar uma espiada nas planícies lunares, nos satélites de Júpiter e nos anéis de Saturno”, conta Maurício José Kaczmarech, astrônomo e servidor da UEPG.
O evento recebeu desde crianças até adultos, com destaque para um grupo de escoteiras e escoteiros vindos da cidade de Carambeí. “O Projeto tem o objetivo de oferecer ao público universitário e à comunidade em geral, a oportunidade de observar alguns astros, conhecer os equipamentos astronômicos e poder ter acesso a informações astronômicas por meio dos astrônomos amadores que trabalham no projeto”, acrescenta Kaczmarech.
Em outras edições do evento, até mesmo um telescópio de um dos visitantes foi consertado. Assim, a UEPG se integra ainda mais à comunidade e à Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas e, junto com parceiros, cumpre uma de suas funções que é a divulgação científica e apoio a todos que tem alguma admiração pelo céu e seus encantos.
Exposição Espacial na UEPG
Hoje e amanhã, 09 e 10 de novembro, os interessados pelo tema podem acompanhar uma miniexposição dentro do Projeto ‘Lua na UEPG’, com objetos ligados à Astronomia e à Astronáutica. O evento faz parte da programação do último Congresso Internacional de Administração (ADM 2022) e preparou também um workshop complementar sobre as empresas que oferecem serviços espaciais.
Para viabilizar as atividades, o SINTESPO auxiliou com um patrocínio para apresentação dos materiais e a SPCA fez o empréstimo das peças a serem expostas. Um trabalho em equipe de uma universidade pública, um sindicato e uma organização do Terceiro Setor.
A proposta é oferecer uma pequena amostra do mundo espacial, com exposição de peças como fragmentos de meteoritos vindos da Lua e Marte, um capacete de piloto de caça (do mesmo tipo utilizado no treinamento dos primeiros cosmonautas), fragmentos da nave que levou o primeiro brasileiro ao espaço, maquetes de foguetes e naves espaciais, moedas e medalhões comemorativos, peças de satélites, estações orbitais e naves espaciais, telescópios e outros objetos curiosos ligados à temática principal da exposição.
Conforme cita o coordenador da exposição, Maurício José Kaczmarech, “a exposição foi elaborada dentro das possibilidades físicas e organizada para dar uma visão geral, principalmente do mundo da Exploração Espacial, sua tecnologia, história e cultura.
A exposição fica aberta ao público universitário e também para a comunidade externa, no período das 16 horas às 21 horas desta quarta-feira e das 13 horas às 21 horas de quinta-feira. A exposição está localizada no Campus Central, na sala 108 do 1º andar do Bloco A. A entrada é gratuita e aberta a todas as idades.