Sandro Adriano Carrilho
Carambeí – Se a festa de inauguração da nova sede da Escola Municipal Tônia Joanna Harms prometia, resultado dos esforços de várias mãos em ver entregue uma obra que estava fadada ao insucesso, ela acabou superando todas as expectativas na tarde de quinta-feira (6), seja pela presença de autoridades, como também de diretoras, educadores, pais e estudantes. Localizada na principal rua do bairro Boqueirão, a Plácido Castro, a escola que já beneficia inúmeras localidades da região, como Campo Belo, Lageado e Vila Mariane, além das regiões rurais Santa Rosa e Cassandoca, foi elogiada em todos os sentidos, principalmente em sua estrutura física.
Antes mesmo da escola ser oficialmente entregue, o secretário de Educação e Cultura de Carambeí, Inacio Povaz Filho, ressaltava durante a semana a relevância da inauguração, e informava que a maioria dos móveis e equipamentos para a escola já havia sido entregues, permitindo o início das aulas na quarta-feira (5), o que aconteceu.
Elogios foram muitos
O ex-deputado federal Osmar Bertoldi, empresário do ramo da construção, foi quem trouxe a verba para a escola em 2019 e por esse motivo, mesmo afastado da política há seis anos, fez questão de aceitar o convite e marcar presença. “Elisangela [prefeita Elisangela Pedroso] e Romanelli [deputado Luiz Claudio Romanelli] me ligaram para vir na inauguração. Nenhuma outra escola que destinei recursos, me convidou. Isso é gratidão e por esse motivo estou aqui e quero agradecer a prefeita por lembrar”. Para o empresário “se não é o deputado intervir, a Elisangela cobrar todo dia, não saia o dinheiro. Escola paralisada é um filme de terror”, completou.
Quem também fez o uso da palavra foi o presidente da Câmara Municipal, vereador Eclailton Bueno. “Meu agradecimento ao Bertoldi, pois o início da escola partiu dele. Você está transformando famílias. Agradeço também ao Aliel Machado por recuperar uma verba praticamente perdida; ao deputado Romanelli, e a nossa prefeita Elisangela pelo seu trabalho incansável. Estamos inaugurando uma escola linda, que não é nossa, é de Carambeí. Precisamos ter sempre coragem para defender as crianças e o futuro de nossa cidade”.
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) não economizou nos elogios. Falou do Bertoldi e de sua articulação em realizar o ideal que quis para Carambeí. Cumprimentou a prefeita Elisangela, a qual chamou de guerreira, e destacou a ação de Aliel Machado, muito articulado, conseguindo mais um aditivo para o complemento da escola. “Estamos em tempo de desafio, começo de aula, é preciso tomar as 18 vacinas”. O deputado lembrou da morte de Marlim Menarim, e rechaçou da importância de estar com a vacina em dia e sem celular na sala de aula. Romanelli elogiou o secretário municipal de Educação e os demais vereadores presentes, e voltou a elogiar a prefeita Elisangela, que possui “DNA que veio de seu pai”. Quanto ao Paraná, lembrou que “Ratinho Junior é um governador municipalista e está fazendo um trabalho excelente”. Ao se dirigir aos educadores, destacou que “vocês tem o papel de fazer com que eles, os estudantes, tenham os direitos iguais de prosperar”.
Por sua vez, o deputado federal Aliel Machado (PV) se referiu ao momento em que vivia como sendo de emoção. “Política só tem sentido se melhorar a vida das pessoas. Tenho muito orgulho de ser oriundo de escola pública, de família simples”. Aliel também elogiou o secretário municipal de Educação, mas os seus maiores elogios foram para a prefeita Elisangela. “Estamos vivendo casos de disputa política, mas em Carambeí acontece o contrário. Elisangela pegou uma obra que não era de sua administração, e fez o inverso. Lembro que fui convidado por ela, não era período político, e estavam oferecendo salgadinho. Ao final do encontro, ela me puxou para ao lado, e disse que precisava conversar sobre uma escola. Vimos uma escola abandonada, parecia cenário de terror”.
Aliel elogiou a diretora da escola Tonia Harms, Lindair Aparecida da Silva, e o vice-prefeito doutor Octávio de Azevedo Costa Filho, afirmando que ele tem como parceira uma leoa, um bom exemplo de lealdade, e quem ganha é o município. Aliel falou do Bertoldi, agradeceu a chefe do Núcleo de Educação, Luciana Aquiles Sleutjes, a autoridade policial militar presente, o presidente da Câmara, vereador Eclaiton Bueno, e os demais vereadores. Fazendo referência ao deputado Romanelli, recordou que ele o ajudou a não perder o emprego. “Tenho orgulho de ser parceiro de Romanelli, também para arrumar estrada, levar escola, como essa aqui, entre outras coisas”. Ao final, o deputado federal afirmou que essa escola é uma realidade, e que “Deus abençoe os professores, pais, e as crianças. Também agradeço ao ministro Camilo, o qual estive ontem [quarta-feira, 5]”.
Na sequência, quem fez uso a palavra foi a prefeita Elisangela Pedroso, que primeiro saudou os estudantes e depois nominou as autoridades uma a uma. Se dirigindo ao Bertoldi, disse que “dou a honra a quem merece a honra, independente de partido”, se referindo ao recurso destino por ele para a construção da escola, mesmo hoje não sendo deputado.
A prefeita recordou dos anos da construção da escola até parar definitivamente em 2021. Do esforço de Romanelli, o qual chamou de segundo pai, a pessoa que atende Carambeí em nível de Estado, e a Aliel Machado, que atende com emendas em Brasília. “Sem os dois, não sei o que seria de nós. A partir de 2021, Carambeí construiu uma história a partir deles”, enfatizou a prefeita. Elisangela também agradeceu sua equipe de trabalho, todos que colocaram a mão na massa, para melhorar a escola. Agradeceu a diretora Lindair Aparecida da Silva e a equipe pedagógica, que “suportaram caladas, mesmo com o desconforto de dividirem espaço com outra escola, e pelo que fazem em sala de aula, pelos alunos”. Também agradeceu ao padre Marcelo, ao pastor Aristeu.
Ainda na continuidade, chamou as professoras Olga, Sirlei e Mônica, para presentearem Bertoldi, Aliel e Romanelli com um kit contendo queijos e geleias fabricados em Carambeí. Depois foi a fez dos vereadores serem convidados a se dirigirem na frente. Caninana, Élio Sacolinha, Professor Deleon, Professor Sandro, Diego Silva, Alan Fagundes, Julia Spinardi e Cabo Cleverson, também fizeram breve uso da palavra.
Encerrando os discursos, o vice-prefeito, Octávio da Costa Filho, disse ter muito o que aprender com Bertoldi, Aliel e Romanelli. Ao se referir a prefeita, entre tantos elogios, destacou que “Elisangela é uma prefeita que não deixa as coisas paradas, me orgulho em fazer parte dessa equipe, de ser vice-prefeito”. Quanto a estar numa escola, exemplificou como emocionante, finalizando, usando as palavras de Aliel Machado: “Não adianta estar na política se não for para melhorar e mudar as coisas”, completou.
Antes do coquetel para as autoridades, foi descerrada a placa inaugural da escola, ao som da Fanfarra Municipal de Carambeí, através do maestro Rafael.
A retomada da escola
O 7 de setembro de 2022 ficará marcado pelo anúncio feito pela prefeita Elisangela Pedroso, do repasse de recursos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Aliel Machado, para a retomada das obras de construção da Escola Municipal Tônia Joanna Harms, no Boqueirão. Acompanharam o anúncio, na época, os vereadores Joel Sacolinha e o então presidente da Câmara Municipal, vereador Élio Ratinho, além dos moradores Eraldo e Paola Tarcísio.
“Determinei essa semana [ 7 de tetembro de 2022] o pagamento do reequilíbrio financeiro no valor de R$ 400 mil para que a empresa responsável retome imediatamente a construção desta unidade escolar. Se trata de uma obra importante para a comunidade dos bairros do Boqueirão, Lajeado e Campo Belo. É um sonho de toda a comunidade escolar que foi interrompido, mas, agora, com muito orgulho, e com recursos da emenda do deputado Aliel, a nova sede da Escola Joanna será realidade”, disse a prefeita Elisangela na ocasião.
Deputado Aliel destacou o empenho da prefeita Elisangela para que as obras fossem retomadas. “Estivemos em Brasília, no FNDE, consultando a programação desta obra, de grande importância, até aqui, paralisada. É dinheiro jogado pelo ralo, são crianças sem o atendimento merecido”, frisou.
Paralisação
Iniciada em 2019, com previsão de entrega no começo de 2021, a construção da nova sede da Escola Tônia Joanna Harms, que até então dividia espaço com o Colégio Estadual Cívico Militar Eurico Batista Rosas, chegou a ser interrompida devido ao corte de recursos pelo Governo Federal. A construção foi executada com 100% de verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e custou mais de R$ 4 milhões.