Coordenadora representa Diocese em Assembleia Internacional da Oficina de Oração

0 16

Coordenadora representa Diocese em Assembleia Internacional da Oficina de Oração

Da Assessoria*

Ponta Grossa – Foi da Diocese de Ponta Grossa a coordenadora da Nacional Brasil Oeste 1. Fernanda Trombetta Gonçalves participou da Assembleia Internacional das Oficinas de Oração e Vida, convocada pela Coordenação Internacional em Guadajara, no México. Estiveram presentes 177 participantes, entre as equipes internacional, zonais e coordenadores nacionais das 14 zonas e 42 países. O tema deste ano foi ‘os 40 anos das Oficinas no mundo’.

O serviço, criado em 1984 pelo capuchinho espanhol Ignácio Larrañaga Orbegozo, foi reconhecido pela Santa Sé em 1987. No Brasil, as oficinas chegaram em 1994.
“É uma oportunidade poder ter um conhecimento maior sobre a associação das Oficinas de Oração e Vida, que existe no mundo todo. A assembleia possibilita que se tenha uma visão geral de como funciona a Oficina em todo o mundo, como estamos posicionados dentro desse contexto, as dificuldades, as alegrias, que são realmente muito parecidas em todos os lugares. As pessoas têm de se encontrar com o Senhor e elas não sabem fazer isso. As Oficinas são instrumentos que as ajudam. Estamos no Ano da Oração que o Papa Francisco instituiu e as Oficinas estão enquadradas em todo esse contexto. Nessa assembleia, consegui visualizar melhor tudo isso e o trabalho que estamos fazendo. Temos muito a oferecer, a crescer, muito a trabalhar nessa grande missão e ficamos felizes porque atendemos muitas almas. Temos muitos frutos”, destaca Fernanda.

“A gente tem uma caminhada grande e esse encontro serviu para mostrar que somos uma fraternidade, estamos todos unidos, trabalhando pelo mesmo ideal e tentando manter viva essa espiritualidade deixada pelo nosso fundador, frei Inácio Larrañaga. Que temos de ser fiéis a nossa missão e estamos conseguindo. Há 11 anos frei Inácio faleceu e nós, como leigos comprometidos, estamos levando essa missão, sendo fiéis aos ensinamentos dele e mantendo viva a chama da espiritualidade que abraçamos, e, somos chamados a trabalhar dentro da Igreja”, enfatiza, citando que estavam presentes coordenadores de Estados Unidos, México, Costa Rica, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Nicarágua, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Portugal, Espanha, França Itália, Eslovênia, Filipinas e Brasil. Na assembleia, estavam 45 brasileiros, cinco do Paraná e da Diocese, somente Fernanda Gonçalves.

Segundo Fernanda, a assembleia, ocorrida de 15 a 18 de maio, votou algumas deliberações sobre o estatuto das Oficinas e foi um momento em que se definiu a caminhada, em qual aspecto da espiritualidade será dada mais atenção. “Hoje, nosso coordenador internacional está participando, no Vaticano, do encontro anual com os moderadores das associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades, promovido pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Teve audiência com o Papa. A visita levaria as decisões tomadas (na assembleia), as mudanças e as notícias de como está o serviço. O Dicastério orienta as Oficinas de Oração e Vida e é a quem prestamos conta do trabalho”, conta.

Da assembleia ficou, conforme a coordenadora, o ânimo e o entusiasmo de trabalhar nessa nova evangelização. “Expandir o serviço e levar o quão ele é maravilhoso. Eu tinha uma pequena dimensão do que era, mas, a partir da assembleia, isso aumentou muito”, garante.

No próximo dia 22, às 19 horas, acontece a missa de envio dos novos guias da Oficina de Oração e Vida, Beatriz Kikuti, Josiane Serrato Carmo, Letícia Pauluk e Mariane Negrão. A celebração será na Paróquia Nossa Senhora da Saúde e será presidida pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi. Atualmente são 88 guias ativos na Diocese de Ponta Grossa. A Nacional Brasil Oeste 1 é uma das 13 nacionais da Zona Brasil Oeste. Na Nacional 1, são nove Locais/Núcleos: quatro Locais em Ponta Grossa, além de Castro, Ipiranga, Telêmaco Borba, Irati e Imbituva.

*Imagem de Vatican Media

Deixe um comentário
× Fale com o P1 News!