Da Assessoria
Ponta Grossa – O Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Dezoo-UEPG) realizou um mutirão de imunização dos estudantes do curso, com vacina antirrábica. A ação, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa (FMSPG), aconteceu na sexta-feira (24), no Bloco Z do Campus Uvaranas, nos períodos de manhã e tarde. O objetivo é proteger os acadêmicos de uma eventual infecção viral causada por mordidas, lambidas e arranhões de animais.
“Na nossa profissão, é constante o contato com animais, sejam eles de fazenda, domésticos ou silvestres. Por isso, acadêmicos e profissionais formados são público-alvo para essa vacina”, explica a professora Luciana da Silva Leal Karolewski, coordenadora do curso de Zootecnia da UEPG. A professora destaca que a vacinação é essencial para prevenir a doença, que é extremamente grave e com taxa de letalidade de 100%, em humanos.
Para Luciana, é gratificante a sensação de proteger os estudantes e levar mais segurança a suas atividades, dentro e fora da Universidade. Além da imunização, outras ações de segurança são ensinadas aos alunos, para integridade física deles e dos animais que manuseiam. “Cada espécie exige uma abordagem própria e ensinamos todas aqui”, explica a coordenadora. A acadêmica Natália Wacherski, do segundo ano de graduação, tomou a antirrábica pela primeira vez no mutirão e considera a ação muito importante. “Estamos sempre em campo, manejando os animais desde o primeiro ano. Por isso, significa muito nos sentirmos cuidados pela UEPG”.
A equipe de imunização da Fundação Municipal de Saúde retornará em 31 de março para aplicação de uma dose de reforço da vacina aos alunos que se imunizaram na primeira ação na parte da manhã. A segunda dose será oferecida em 4 de abril para aqueles que tomaram o imunizante no período da tarde. Além do curso de Zootecnia, haverá, em breve, um mutirão de vacinação contra hidrofobia para estudantes do curso de Ciências Biológicas da UEPG. No momento da vacinação, não é necessário apresentar a carteira de vacinação, apenas documento com fotografia.
Texto e fotos: Gabriel Miguel