“A vacinação ainda é a medida mais eficaz contra raiva”, afirma veterinária da Secretaria de Agricultura de Piraí do Sul
Da Assessoria
Piraí do Sul – Neste sábado dia (30), ocorreu o início da Campanha de Vacinação Contra a Raiva. A primeira etapa aconteceu na Colina Santa Marcelina (Campo de Futebol) das 9: 00h as 11: 30h e das 13: 30h as 16: 00h. Foram vacinados aproximadamente 130 animais entre cães e gatos.
A raiva é uma doença que pode afetar a maioria dos mamíferos, incluindo, o ser humano. Além de ser uma zoonose, a vacinação contra raiva é a única forma que você tem de proteger o seu amigo dessa doença, já que a cura para animais ainda não existe e o tratamento indicado depois do diagnóstico, geralmente, é a eutanásia.
“É uma doença altamente letal, que devemos prevenir porque após o contágio, se manifesta de forma muito agressiva. O vírus da raiva ataca o sistema nervoso central e provoca inflamação no encéfalo. O animal contaminado pode apresentar alterações comportamentais, salivação excessiva, agressividade, convulsões e como seguido de óbito, informa a Veterinária da Secretaria de Agricultura de Piraí do Sul, Dra. Lorena Sguário Cobbe”
Cães e gatos, a partir dos 3 /4 meses de idade, de acordo com o protocolo indicado pelo seu médico veterinário, devem ser vacinados em dose única e a partir daí, deve ser repetida anualmente.
“A forma mais eficaz de evitar a raiva é com a vacina antirrábica. Então uma dica importante é manter a caderneta de vacinação do seu Pet atualizada, finaliza, Dra. Lorena Sguário Cobbe”.