Da Assessoria
Piraí do Sul – A Prefeitura Municipal de Piraí do Sul promoveu na semana passada o 1º Fórum Municipal de Políticas de Igualdade Racial, em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social e de Educação e Cultura. O objetivo do evento foi iniciar o debate para a construção de uma política municipal de Igualdade Racial, fortalecendo o trabalho intersetorial e buscando a prevenção e superação das desigualdades existentes na sociedade.
O destaque do fórum foi a palestra do promotor de Justiça em Piraí do Sul, Augusto César da Silva Tostes, que enfatizou a importância de reconhecermos diferentes formas de preconceito e trabalharmos juntos para combater as desigualdades raciais. Ele ressaltou a necessidade de fortalecer as políticas públicas e identificar o racismo institucional, a fim de tomar medidas concretas para prevenir e superar as desigualdades raciais.
O prefeito Henrique Carneiro manifestou seu compromisso em combater o racismo por meio da implementação de uma política pública abrangente. Ele ressaltou o início dos trabalhos envolvendo discussões, articulações, capacitações, planejamento e implementação dessas ações visando enfrentar as desigualdades raciais no âmbito municipal. Além disso, o prefeito mencionou a seleção dos nomes para a eleição dos representantes da sociedade civil que farão parte do conselho municipal responsável pelas políticas de igualdade racial. Essa iniciativa permitirá a criação formal do fundo municipal, destinado a captar recursos e financiar ações específicas de prevenção e capacitação. Também será elaborado o Plano Municipal de Políticas de Igualdade Racial, sob a orientação do Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial (COMPIR).
A secretária municipal de Assistência Social, Maria Lucia Godoi, agradeceu a presença de todos os participantes e ressaltou a importância da participação popular na efetivação da Política de igualdade racial, destacando que o momento é de construção.
Durante o evento, ocorreu a eleição para a composição do COMPIR, que será nomeado por meio de ato normativo do poder executivo, estabelecido pela Lei Municipal nº 2.423/2023. Os membros da sociedade civil foram indicados com base em suas representatividades e nas orientações do representante do Conselho Estadual de Políticas de Igualdade Racial. O objetivo do Conselho Municipal é reduzir as desigualdades raciais no município.