Emerson Teixeira
Três dias, esse foi o tempo que levou para a vaca, da raça holandesa, Poesia, estabelecer um novo recorde mundial de produção diária de leite – 144,2 quilos em menos de 24 horas na Exposição Agropecuária de Passos (Expass), no mês de julho.
O animal originário de uma propriedade de Castro, dos produtores Everson e Ethel Kirchof, e foi vendida para Diego Vaz de Oliveira, da Fazenda Coqueiros, de Alpinópolis (MG), desbancou outro animal da região, de Carambeí, que havia quebrado o recorde de produção de leite, a vaca holandesa Baleia, que recentemente foi vendida para o produtor rural Murilo Rios Lemos, da Fazenda Promissão, em Alpinópolis (MG), e havia produzido 132,20 quilos em três ordenhas.
Na avaliação do superintendente técnico da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), Timotheo Silveira, esse tipo de produção mostra o potencial da vaca, apesar de muitas vezes ter críticas quanto à utilização de remédios e outros meios para que aumente a produção, ele destaca o feito. “Mostra todo o potencial genético, e se pensarmos em desenvolvimento da raça, quanto mais conseguirmos demonstrar e inclusive ter torneios, competições sem medicamentos, só nutrição, competições que também utilizem medicamentos e que as vacas possam ter uma evolução constante nisso e que possamos ter uma medição de quais são, lógico, mantendo o animal saudável, com longevidade, é sempre importante pra raça. Nós imaginamos e entendemos que o grande diferencial de termos uma vaca com essa produção toda é a gente ter uma forma genética de trabalharmos esses animais, é muito bom ter produtores levando animais ao seu limite, como atletas, levando animais a demonstrar todo seu potencial genético e tendo produções como essa que mostram a evolução constante da raça, sempre pensando na ética e no desenvolvimento que as propriedades devem ter”, descreve Timotheo.
Guiness
A expectativa é que o nome de Poesia passe a constar no livro de recordes. A recordista mundial anterior, que consta no Guiness World Record, Marília FIV Teatro de Naylo, da raça Girolando, havia produzido o total de 127,570 kg/leite em três ordenhas, no dia 3 de agosto de 2019, durante o 34° Torneio Leiteiro de Areias (SP).